Mais Lidas

Defesa Civil do município do Rio aguarda aval dos Bombeiros para fazer vistoria em hospital

Subsecretário de Proteção e Defesa Civil do município destaca que o trabalho dos bombeiros é o primeiro socorro, e Polícia Federal, Polícia Civil e Defesa Civil devem aguardar liberação da corporação para acessar o hospital

Pacientes com Covid-19 foram transferidos para outros hospitais da rede pública
Pacientes com Covid-19 foram transferidos para outros hospitais da rede pública -
Rio - O subsecretário de Proteção e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro, Daniel Souza Filho, afirma que a avaliação da Defesa Civil e as perícias técnicas da Polícia Federal e da Polícia Civil só poderão ser feitas com a liberação do Corpo de Bombeiros para acessar a estrutura do Hospital Federal de Bonsucesso, que passou por incêndio na manhã desta terça-feira. Na vistoria, agentes da Defesa Civil vão avaliar a estrutura predial para ver se há ou não maiores riscos e se a estrutura poderá ser reutilizada pela administração. 
"O trabalho sempre começa pelas mãos do Corpo de Bombeiros. Eles são acionados, e então vêm para fazer o primeiro trabalho. Só que esse combate permanece porque, agora, eles estão na parte de rescaldo, momento em que precisa ter muita calma, aguardar sem ansiedade. Esse é um trabalho que tem que ser tecnicamente muito bem feito", afirma o subsecretário. Segundo ele, apenas após a contenção dos focos de incêndio, a Defesa Civil e a perícia técnica vão poder entrar no hospital.
Assista abaixo a fala do subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Daniel Souza Filho:
Além da vistoria técnica, as equipes da Defesa Civil também poderão atuar no suporte ao isolamento da área para garantir a segurança da população, tarefa dividida, também, com agentes da Guarda Municipal e da CET-RIO. De acordo com Daniel Souza, o reforço no local é essencial para que viaturas de socorro, de remoção de pacientes e até do Corpo de Bombeiros possam ter fácil acesso ao Hospital de Bonsucesso.
Apesar dos danos observados desde a manhã de terça-feira, o subsecretário acredita que seria precipitado afirmar que a estrutura predial foi comprometida. "O prédio é muito bem construído e reforçado, então é muito prematuro a gente afirmar ou fazer suposições com relação a danos estruturais. É necessário que seja feita a vistoria técnica", ressalta.