Mais Lidas

Apelidos de candidatos

De Capitã Cloroquina a Tarzan, eleitores têm opções para todos os gostos

Haja superpoderes para vencer a batalha nas urnas no dia 15 de novembro
Haja superpoderes para vencer a batalha nas urnas no dia 15 de novembro -

Universo dos mais criativos, de homens de marketing, de vale-tudo e de bizarrices na busca pelo seu precioso voto, as eleições sempre são um palco para o desfile de candidatos de variadas bandeiras e propostas, mesmo que lunáticas ou, muitas vezes, impossíveis de se tornarem reais. Num cenário de enorme concorrência, o primeiro objetivo é chamar a atenção daqueles que vão decidir nas urnas. Para muitos, a alternativa é escolher logo de cara um nome impactante.

E nas eleições municipais no Rio, no dia 15, o que não falta são 'candidatos marqueteiros'. Isso fica claro já no registro eleitoral. O primeiro e decisivo passo é a escolha dos nomes. Para muitos, esse é o ápice da campanha. Em plena pandemia do coronavírus, seria impossível passar em branco por um dos mais polêmicos destaques deste ano. Por isso, temos uma candidata que une dois aspectos fundamentais: Capitã Cloroquina, referência à patente do presidente Jair Bolsonaro, principal garoto-propaganda da substância, que, infelizmente, não mostrou eficácia na luta contra a Covid-19. 

Se você achar que a Capitã Cloroquina não é um remédio para seus problemas, é possível recorrer a um candidato a super-herói nas urnas: Charles Homem-Aranha, que quer jogar a teia para segurar o voto do eleitor. Se o morador do Rio preferir pegar um cipó e sair por aí batendo no peito e soltando o grito, uma opção é Tarzan.

Se o seu lance é driblar as mazelas da cidade, temos também entre os postulantes à Câmara de Vereadores quem se apresente como Maradona, craque argentino famoso pelo talento e as muitas encrencas fora das quatro linhas.

Superpoderes nas urnas

Quanto aos super-heróis, há nove candidatos Homem-Aranha. O campeão das missões impossíveis é Hulk: 19 parecem querer mostrar nas urnas a revolta do cientista Robert Bruce Banner, que se torna um brutamontes verde, mas totalmente do bem. 

Quem também está em alta é Wolverine, candidato em 12 cidades. Batman, o famoso Homem-Morcego, inspira sete políticos pelo país. Há ainda quatro que se identificam como Homem de Ferro e três que se apresentam como Super-Homem. O sexo feminino não foi deixado de lado: quatro candidatas se apresentam aos eleitores como Mulher Maravilha.