Mais Lidas

Viadutos viram teto

Moradias erguidas em áreas precárias retratam falta de políticas habitacionais

Casas construídas debaixo da linha do metrô na Av. Dom Hélder Câmara, no Jacaré
Casas construídas debaixo da linha do metrô na Av. Dom Hélder Câmara, no Jacaré -

No Rio de Janeiro profundo, longe dos cartões-postais e da assistência do poder público, famílias batalham como podem por um teto. Centenas de moradias foram construídas debaixo de viadutos nos últimos anos, pondo em risco quem circula por cima e quem vive embaixo. Boa parte das casas são bem construídas, de alvenaria, com rede de água e luz. Na Avenida Dom Hélder Câmara, na altura de Benfica, um movimentado comércio foi instalado, há anos, sob o viaduto do metrô. Retratos de um desenvolvimento que custa a ser erguido.

Dezenas de casas foram erguidas nos últimos anos debaixo do Viaduto Ana Néri, em Triagem, e também sob a linha do metrô que cruza o bairro. O local foi batizado como Vila Triagem. Os primeiros moradores chegaram há cerca de oito anos, pela promessa de um apartamento no conjunto popular Bairro Carioca. Sem vagas, famílias acabaram subindo casas no espaço, imprensadas sob as estruturas dos viadutos e pela linha do trem, ao lado. "Se eu tivesse opção, não moraria", resumiu uma moradora.

Casas e comércios também foram erguidos sob a estrutura do metrô na Avenida Dom Hélder Câmara, em Benfica. Ali, habitações bem construídas se misturam a outras precárias, de plástico e papelão.

Coordenador do movimento União por Moradia Popular do Rio, o arquiteto e urbanista Felipe Nin denuncia que a cidade e o Brasil não têm políticas habitacionais suficientes. "Os governos estaduais e municipais abdicaram de ter um programa próprio", afirma.

"A questão da moradia no Rio é resultado da desigualdade. Eles merecem um projeto de política habitacional do estado e do governo federal".

Casas construídas debaixo da linha do metrô na Av. Dom Hélder Câmara, no Jacaré fotos Estefan Radovicz
Em Triagem, habitações irregulares ficam imprensadas entre a ponte e o metrô fotos Estefan Radovicz