Mais Lidas

Caso Guardiões: Benedita entra com ação na Justiça pela cassação da chapa de Crivella

A candidata declara abuso de poder político no uso de dinheiro público para remunerar os funcionários que atuavam como os 'Guardiões do Crivella'

Funcionários são contratados pela prefeitura para atrapalha reportagens nas portas dos hospitais municipais
Funcionários são contratados pela prefeitura para atrapalha reportagens nas portas dos hospitais municipais -
A coligação da candidata Benedita da Silva e sua vice, Enfermeira Rejane, 'É A Vez do Povo' entrou, nesta segunda-feira, com ação na Justiça Eleitoral contra o prefeito Marcelo Crivella, sua vice, a tenente-coronel Andréa Firmo, além de dois funcionários do Governo Municipal.
O pedido de cassação, segundo a coligação, é pelo caso dos 'Guardiões do Crivella', que atuavam na porta de hospitais e clínicas para constranger e impedir que jornalistas e usuários denunciassem as péssimas condições de atendimento no sistema de saúde da cidade. 

A candidata pede a cassação da chapa e a inelegibilidade do candidato por oito anos por abuso de poder político no uso de dinheiro público para remunerar os funcionários que atuavam como o grupo 'Guardiões do Crivella'.
No pedido, ainda consta o caso de quando o prefeito usou funcionários da Comlurb em um ato da campanha de seu filho, Marcelo Hodge Crivella, na eleição de 2018. Na ocasião, o filho do prefeito tentou, sem sucesso, eleger-se deputado federal.

Crivella segue na atual campanha por conta de uma liminar obtida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Guardiões do Crivella
Segundo a denúncia feita em agosto de 2019, os funcionários da prefeitura, sob a orientação do gabinete do prefeito Marcelo Crivella, faziam plantão na frente das unidades de saúde e atuam como seguranças. A organização do esquema conta com escalas diárias, horários rígidos e até ameaças de demissão dos servidores que descumprirem as ordens.