Mais Lidas

Duas novas testemunhas do incêndio no Hospital de Bonsucesso são ouvidas pela PF

Nesta terça-feira, subiu para 16 o número de pacientes que morreram após transferência. A previsão é de que as oitivas continuem na semana que vem

Pacientes são retirados de prédio no dia do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso
Pacientes são retirados de prédio no dia do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso -
Rio – A Polícia Federal ouviu, nesta quarta-feira, duas novas testemunhas acerca do incêndio no dia 27 de outubro no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na Zona Norte do Rio. Desta vez foram um servidor público que é chefe geral dos almoxarifados do HFB e um o primeiro bombeiro civil (funcionário terceirizado contratado como Brigadista) a entrar no local para combater o incêndio.
Ainda segundo a Polícia Federal, as oitivas (ato de ouvir testemunhas) não continuarão nesta quinta-feira. Já que dependem da disponibilidade de horário de vários atores envolvidos na investigação, em especial do declarante e do responsáveis por conduzir as investigações. “A previsão é que sejam realizadas novas oitivas já na terça-feira da semana que vem”, afirma a assessoria da PF.
TRANSFERIDOS PARA A REDE MUNICIPAL
Nesta terça-feira, a PF começou a ouvir as primeiras pessoas que estavam envolvidas diretamente no pronto-atendimento do incêndio no HFB. Também nesta terça-feira subiu para 16 o número de pacientes que morreram após serem transferidos da unidade hospitalar. O mais recente foi um homem de 70 anos, que havia sido transferido do Hospital Federal de Bonsucesso, faleceu no Hospital de Campanha da Prefeitura (HCamp). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele foi transferido já em estado grave e intubado, direto para leito de CTI.
De acordo com a pasta, do total de 44 pacientes transferidos do HFB para 15 unidades da rede municipal de saúde após o incêndio, sete permanecem internados, oito faleceram e 29 já tiveram alta.
TRANSFERIDOS PARA A REDE ESTADUAL
Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que do HFB foram transferidos nove pacientes para o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), quatro para o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), três para o Hospital Estadual Anchieta (HEAN) e dois para o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).

"A direção do HEGV informa que Ronaldo de Souza Fontes, 68 anos, recebeu alta hospitalar; Judith Lima da Silva, 91 anos, veio a óbito; Marília de Oliveira, 75 anos, veio a óbito; Lucineia da Rocha Felipe, 63 anos, recebeu alta hospitalar; Blenda Damas, 26 anos, teve alta hospitalar; Nilson Roque, 54 anos, recebeu alta hospitalar; Yago Luis Sampaio de Moraes, 27 anos, é funcionário do HGB e teve alta hospitalar; Jorge Luiz Alves de Araújo, 63 anos, veio a óbito; e Marcia Lopes da Costa, 81 anos, veio a óbito em 07/11", diz a SES em nota.

A direção do HECC informa que os pacientes João Carlos Pereira Cavaline e Leandro dos Santos Barbosa receberam alta hospitalar; Gabriel de Freitas está estável e Terezinha de Araújo Domingos, de 70 anos, está em estado grave. A direção do HEAN avisa que os pacientes José Salvador e Leonardo Rufino Santos encontram-se estáveis; e João Vicente Falcão Lima recebeu alta hospitalar. E a do IECAC frisa que o paciente Alfenir Paiva Gomes apresenta estado de saúde estável; e Osmar Claro Bernardo teve alta hospitalar.