Mais Lidas

'Liga' na mira da PF

Irmãos Jerominho e Natalino, e Carminha, candidata do clã, são alvos de operação

O ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho
O ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho -

Os irmãos Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e Natalino José Guimarães, o Natalino, acusados de comandarem a 'Liga da Justiça', maior milícia em atividade no Rio, foram alvo de uma operação da Polícia Federal, ontem. Foram apreendidos dinheiro e material de campanha, mas ninguém foi preso.

A operação Sólon apura a prática do crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro relacionados à crimes eleitorais. Ao todo, foram 12 mandados de busca e apreensão cumpridos pelos agentes contra milicianos que disputam cargos para vereador e prefeito nas eleições deste ano. Os irmãos apoiam a candidatura de Carminha Jerominho, filha do ex-vereador Jerominho. Ele havia anunciado sua pré-candidatura ao legislativo municipal, mas desistiu em julho.

A PF apreendeu R$ 320 mil e 2.500 dólares (cerca de R$ 13,5 mil), além de material de campanha de Carminha Jerominho. A ação contou com 85 Policiais Federais que cumpriram mandados de busca e apreensão em residências, comitês de campanhas e empresas.

As investigações identificaram movimentações financeiras atípicas nas empresas ligadas aos investigados, valores que possivelmente seriam para gastos de campanhas.

Não houve prisões por causa da lei eleitoral. O artigo 236 do código eleitoral (Lei 4737/65) proibe o cumprimento de mandados de prisão de candidatos a menos de 15 dias para o pleito e de eleitores a menos de cinco dias do dia de votação.

O ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho Arquivo pessoal
Jerominho (à esquerda), o irmão Nalino, e a candidata a vereaddora Carminha Jerominho são investigados pela Polícia Federal Reprodução