Mais Lidas

Lentidão demora na divulgação de votos em todo o país

Segundo TRE-SP, a demora já era esperada por todos os votos se concentrarem no TSE, em Brasília

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). -
Brasil - Após apresentar lentidão e até paralisar a contagem de votos no Rio de Janeiro e São Paulos, os respectivos tribunais regionais voltaram a computar os votos na noite deste domingo. Segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a demora na atualização dos resultados já era esperada. Até as 18h40 deste domingo, somente 0,39% das seções da capital paulista estava com os votos apurados.

A espera se explica pela necessidade de os votos serem centralizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde há uma grande sobrecarga de dados vindos dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
O TSE afirmou que a lentidão no processo de totalização dos votos está ocorrendo por conta de um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. "Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto", disseram, em nota.
O tribunal afirmou que o problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Eles ainda ressaltam que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.
*Com informações de Estadão Conteúdo