Mais Lidas

Baixa adesão na volta

Professores mantêm greve e marcam protesto na Prefeitura contra retomada

O estudante Hugo Leandro Victorino foi único a comparecer à Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, para a aula das 8h30
O estudante Hugo Leandro Victorino foi único a comparecer à Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, para a aula das 8h30 -

A volta às aulas registrou pouca adesão na manhã de ontem. Na Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, Zona Norte do Rio, apenas um aluno havia retornado à aula presencial, às 8h30, horário marcado para o início do turno, de três horas.

Com aulas presenciais suspensas desde 16 de março, os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal puderam retornar às escolas ontem. São 61 mil alunos em 427 unidades das 1.543 unidades escolares. O retorno é opcional e os alunos poderão seguir com o ensino remoto.

A musicista Diana Nascimento d'Ávila, 35, é mãe de uma aluna de 14 anos da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, na Praça Mauá, Região Central, que decidiu não retornar. Ela conta que a filha tem asma e diz que a maioria das mães não concorda com a volta. Diana ressalta que um diretor da unidade faleceu este ano por Covid-19.

"Flor tem asma, então não vai voltar. Mas, a maioria das mães da escola é contra o retorno porque entende que coloca a vida da comunidade escolar em risco. Outras mães concordam com a volta, preocupadas com a defasagem pedagógica", conta Diana. 

O retorno é apenas para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental — 9º ano, último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e do Carioca 2 (projeto de correção de fluxo) das escolas públicas municipais cariocas. Professores, alunos e demais profissionais que tenham comorbidades não voltarão para as aulas presenciais.