Mais Lidas

Protesto no Carrefour da Barra pede demissão de CEO; veja vídeo!

Manifestação acontece após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas na unidade do Carrefour Passo D'areia, em Porto Alegre

Manifestantes pedem demissão do CEO da Rede Carrefour no Brasil, Noel Prioux
Manifestantes pedem demissão do CEO da Rede Carrefour no Brasil, Noel Prioux -
Rio - Cerca de 30 manifestantes realizaram um protesto no Carrefour da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta quarta-feira, após a morte de um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas, em uma unidade em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A principal reivindicação do ato, que aconteceu de forma pacífica, é a demissão do CEO da Rede Carrefour no Brasil, Noel Prioux.
Na última sexta-feira, cerca de 200 manifestantes também realizaram um ato na unidade. A reportagem do DIA, que esteve no local, acompanhou os protestos dentro e fora do mercado, onde ativistas carregaram faixas, cartazes e entoaram cânticos antirracismo e contra racistas. O ato também teve a presença de personalidades negras e brancas. Um dos momentos de tensão, mais ao fim da manifestação, transcorreu quando os presentes organizavam a saída do local junto a funcionários e clientes, para evitar represálias da Polícia Militar. Os PMs escoltaram o grupo para fora do estacionamento e a dispersão foi pacífica.
A reportagem filmou o momento em que os presentes gritaram "racistas não passarão", enquanto carregavam cartazes com dizeres como "sem luta, sem paz", "Carrefour assassino" e outros frases contra o mercado e de cunho antirracista. O protesto consistiu em lotar carrinhos com produtos variados e bloquear os caixas. Uma cliente do supermercado chegou a ligar para a polícia por não conseguir passar as compras e foi aplaudida com ironia pelos protestantes.
Os seguranças do estabelecimento observaram a movimentação, antes da chegada dos policiais miliatares. Alguns manifestantes aproveitaram equipamentos de som à venda no mercado para repetir mensagem "não comprem, não colaborem com um mercado racista". Em um dado momento, os protestantes colocaram para tocar a música "Olho de Tigre", do rapper mineiro Djonga, conhecida canção antirracismo.
Assassinato em Porto Alegre
João Alberto Silveira Freitas foi espancado e morto por dois homens brancos que integravam a equipe de segurança da unidade do Carrefour Passo D'areia, na capital gaúcha. Os suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante, sendo que um deles foi levado a um presídio militar por integrar a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil trata o caso como homicídio qualificado.
Os vigias Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, policial militar temporário, foram flagrados pelas câmeras de segurança espancando João Alberto até a morte. Os dois tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Eles foram autuados em flagrante por homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, asfixia e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Manifestantes pedem demissão do CEO da Rede Carrefour no Brasil, Noel Prioux Luciano Belford / Agência O DIA
Manifestantes pedem demissão do CEO da Rede Carrefour no Brasil, Noel Prioux Luciano Belford / Agência O DIA