Mais Lidas

A alimentação da criançada

Dicas e receita

Fazer a criançada comer nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, parece uma missão quase impossível. Em entrevista à coluna, a nutricionista Renata Branco dá dicas para ajudar os pais na alimentação dos filhos e ensina uma receita de um nutritivo bolo de cenoura.  

Muitas vezes, fazer a criança comer não é nada fácil. Existe uma faixa etária específica em que é mais difícil fazer a criança comer?

A rejeição da criança a alimentos é normal. A fase mais comum é nos 2 anos e na fase pré-escolar. Quando a criança rejeitar algum alimento, não desista de apresentá-lo novamente. Tente mudar a textura, a forma de preparo do alimento ou um temperinho diferente. Não deixe essa seletividade da criança se tornar um problema. A melhor solução é ter calma e caprichar na introdução alimentar.

Quando a criança come pouco, sempre pinta aquela preocupação se ela está bem alimentada. Comer pouco significa que a criança não está bem alimentada? Ou mais importante que quantidade é qualidade?

A alimentação saudável na infância e na adolescência é determinante para o desenvolvimento saudável de uma criança. Ela pode ter influência em seu futuro intelectual e físico devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais. É importantíssimo para a prevenção de doenças e cárie. Uma alimentação saudável não significa uma alimentação cara. Fazem parte de uma alimentação de verdade a maioria dos alimentos in natura, sem ser industrializados, como feijão, arroz, milho, trigo, frutas, legumes, verduras, sementes e castanhas. Calorias vazias só vão trazer problemas à saúde e não vão determinar o crescimento saudável de seu filho, por isso a qualidade é mais importante que a quantidade.

Quais os alimentos não podem faltar no cardápio das crianças?

Entre os nutrientes mais importantes estão os carboidratos, proteínas, vitaminas A e C, ferro, zinco, cálcio, fibras e gorduras boas. Não pode faltar o arroz com feijão; tubérculos como batata-doce, aipim, inhame; frutas como abacate, banana, laranja, maçã; frutas vermelhas; legumes e verduras como cenoura, chuchu, abóbora, berinjela, couve, brócolis; oleaginosas; carne; frango; peixe; ovos e gorduras boas, como azeite. Sempre variando o cardápio e utilizando temperos naturais.

Existem maneiras mais atrativas e criativas para apresentar os alimentos para as crianças e incentivá-las a comer?

Existem várias receitas atrativas e práticas. Usar os alimentos para fazer desenhos, como flores, carinhas. Se um tipo de preparação não agradar, não é porque ele não gosta daquele alimento, pode ser a textura. Nunca desista de oferecer os alimentos ao seu filho e não o alimente vendo televisão ou tablet. Dê a colher ou o garfinho para ele ter o prazer de se alimentar sozinho e sempre mostre os alimentos a ele.

Quais dicas para ajudar os pais a fazer com que os filhos comam bem e de maneira saudável?

Se o seu filho recusar algum alimento, não force ou ameace ou utilize recompensas. Devemos ter criatividade nos pratos e persistência. Mesmo a criança recusando aquele alimento, não deixar de colocar no prato dela. Muitas mães gostam de fazer misturinhas escondendo os legumes e verduras, não tem problema. Mas não deixe de apresentar aquele alimento ao seu filho. Fazer com que ele participe da elaboração dos pratos, levar ao supermercado, assim vai despertar a curiosidade. Será um momento descontraído entre família, onde os pais poderão explicar aos filhos a importância de cada alimento. Nos dois primeiros anos de vida, alimentos não saudáveis, como açúcar, alimentos industrializados, não devem ser oferecidos, pois reduzem o apetite e competem com alimentos mais nutritivos. E o mais importante é a criança ter o exemplo dentro de casa, pois a criança é o reflexo do que vê em casa.

Comentários