Mais Lidas

Vitória esmagadora

Eduardo Paes vence segundo turno com folga e despacha Crivella da prefeitura

Eduardo Paes votou de manhã no Gávea Golf Club, em São Conrado, em companhia da esposa e dos filhos
Eduardo Paes votou de manhã no Gávea Golf Club, em São Conrado, em companhia da esposa e dos filhos -

Com votação expressiva, Eduardo Paes (DEM), de 51 anos, foi eleito ontem prefeito do Rio de Janeiro para os próximos quatro anos. Com 1.629.319 dos votos válidos (64,07%), o candidato derrotou neste segundo turno Marcelo Crivella (Republicanos), que recebeu 913.700 (35,93%) na busca pela reeleição.

Paes, que ganhou do rival em todas as zonas eleitorais da cidade, assumirá a prefeitura pela terceira vez, a partir de 2021, e ficará no cargo até 2024. O vice-prefeito será Nilton Caldeira (PL).

Logo após ser anunciado como prefeito eleito, Eduardo Paes deu uma entrevista coletiva em que agradeceu aos cariocas e celebrou o que chama de "vitória da política".

"Nós passamos os últimos anos radicalizando a política brasileira. O resultado desse radicalismo certamente não fez bem a nenhum de nós cariocas, não fez bem a nenhum de nós brasileiros. O Rio está livre do pior governo da sua história. Do governo mais omisso, mais despreparado, mais preconceituoso. Eu quero dizer a todos os cariocas, independente da sua fé, orientação e cor da pele, que hoje vocês estão livres", disse o prefeito eleito.

Questionado sobre a falta de leitos de UTI para o tratamento de pacientes da Covid-19, Eduardo Paes afirmou que buscará o governo federal,o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para reabrir pelo menos cem leitos no Hospital de Acari, na Zona Norte do Rio.

"O Hospital de Acari pode servir como referência para a covid. O mais importante agora é o papel terapêutico, além de mantermos as medidas de distanciamento e utilização de máscara. O ideal é disponibilizar uma rede de saúde que possa atender a população na hora que ela adoecer, para que a gente evite mortes", afirmou.