Mais Lidas

Secretário cria da CDD

Salvino Oliveira Barbosa, de 22 anos, quer garantir direitos básicos para os jovens

"Pensar na juventude é pensar na saúde do jovem e garantir acesso a uma vida digna", diz Salvino -

Um dos novos secretários escolhidos pelo prefeito eleito Eduardo Paes é o jovem Salvino Oliveira Barbosa, de 22 anos, nomeado secretário de Juventude. "Pensar a juventude, é necessariamente, pensar a saúde dos jovens, a educação, pensar como garantir que a juventude carioca tenha acesso aos direitos básicos, a uma vida digna e como construir uma outra visão de cidade.

Salvino explica que isso não significa focar apenas nos jovens da periferia. "A secretaria é para o município inteiro. Claro que vamos dialogar com todos os setores da juventude, mas entendendo que existem setores mais vulneráveis. Jovens de periferia estão numa situação de vulnerabilidade muito maior do que nas outras regiões da cidade", afirma.

O novo secretário da Juventude é nascido e criado na Cidade de Deus, na Zona Oste, estudou no Colégio Pedro II, em Botafogo, na Zona Sul, e conta que o trânsito diário entre as duas regiões o levou a conhecer as desigualdades do Rio. "Isso sempre me trouxe uma inquietude muito grande, me fez ter uma vida política muito jovem. Decidi fazer Gestão Pública, na UFRJ, para retornar pra sociedade tudo o que me deram, inclusive, pensando que o Pedro II é um colégio público de muita excelência", explica Salvino, que é professor de História em um pré-vestibular comunitário. "Hoje faço parte do Perifa Connection, uma iniciativa comunitária de jovens de favela. Mas, de estagiário da Defensoria, fui assessor do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) passei um ano lá e depois voltei para a Defensoria.