Mais Lidas

Sete pessoas são presas por furto de combustível nos dutos da Petrobras

Operação realizada entre a Polícia Civil e o Gaeco acontece em cinco estados

Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo responsável por furto de combustível
Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo responsável por furto de combustível -
Rio - Uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio (MP-RJ), realizada na manhã desta sexta-feira (4), em pelo menos cinco estados, prendeu sete pessoas que fazem parte de uma quadrilha que gerou um prejuízo de cerca de R$ 25 milhões para a Petrobras, com furto de combustível de dutos da Transpetro e da Petrobras. Ao todo, foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva.

Os agentes atuaram simultaneamente no Rio de Janeiro; São Paulo; Minas Gerais, Espírito Santo e também no Paraná.

De acordo com o delegado Felipe Curi, subsecretário Operacional da Polícia Civil, entre os presos estão Ubiraci Menezes de Jesus, apontado como uma das lideranças do bando, preso no Rio, e o empresário Walmir Aparecido Marin, sócio-administrador da empresa de resíduos WA Márin, sediada na cidade de Rolândia, preso no Paraná.

Nas cidades do interior do Rio, Quissamã e Carapebus, a investigações apontam que o grupo foi responsável por 12 perfurações somente este ano.

“Nesses meses de investigações, que ocorre em conjunto com o Gaeco, a gente conseguiu identificar toda a cadeia criminosa. Identificamos desde as lideranças, as pessoas responsáveis pelas perfurações e quem fazia o transporte do combustível até o Paraná. Lá, ficava num galpão cerca de 80% desse combustível furtado”, disse o delegado Felipe Curi.

Além do prejuízo financeiro, os criminosos causavam danos ambientais.

NOTAS FISCAIS FALSAS

Segundo as investigações, o bando usava notas fiscais falsas para transportar o petróleo furtado do Rio para o Paraná. Ao passar pelas barreiras policiais, eles apresentavam os documentos e conseguiam seguir viagem.

Em um depósito no estado do sul do país, os agentes encontraram dois tanques de combustível e um caminhão carregado de petróleo.

DESDOBRAMENTO

A ação é um desdobramento da Operação Sete Capitães, realizada em novembro do ano passado, que terminou com a prisão de seis integrantes da organização criminosa, incluindo um policial militar e dois vigilantes da empresa terceirizada de segurança patrimonial contratada pela Transpetro para inspecionar os dutos por onde os combustíveis são transportados.

PRISÕES EM OUTUBRO

Em outubro deste ano, a Polícia Civil prendeu seis suspeitos de integrar uma quadrilha especializada nesse tipo de furto. O grupo foi preso na Baixada Fluminense. Na ocasião, as investigações apontaram que o prejuízo com os roubos chegou a R$ 1 milhão e o grupo atuava em Japeri.

No momento da prisão, um homem invadiu a residência dos vizinhos e fez uma família refém. Após negociação, ele se entregou para os agentes a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados.
Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo responsável por furto de combustível Divulgação
Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo responsável por furto de combustível Reginaldo Pimenta / Arquivo
Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo responsável por furto de combustível Divulgação
Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo responsável por furto de combustível Divulgação
Bando usava notas fiscais falsas para transportar combustível furtado nos dutos da Petrobras Divulgação