Mais Lidas

Inquérito contra Cedae

Comissão de Defesa do Consumidor pede investigação

A falta d'água que já atinge milhares de consumidores em mais de 40 bairros fez com que as reclamações contra a Cedae disparecem na Comissão de Defesa do Consumidor.

Diante disso, a vereadora Vera Lins (PP), presidente da comissão, encaminha hoje ao Procurador-Geral de Justiça do estado, pedido de abertura de inquérito civil público responsabilizando na área administrativa, civil e penal, os responsáveis. Ela pede que seja apurado com o maior rigor possível as denúncias de fornecimento e baixa qualidade da água destinada ao consumo, além da cobrança por estimativa.

"É inadmissível que uma empresa do porte da Cedae não tenha um plano de emergência para essas situações. Temos relatos de consumidores que afirmam que a pouca água que chega até as torneiras tinha a cor barrenta, um cheiro forte e o gosto ruim, e que em alguns casos causavam vômitos e diarreia", explica.

Vera afirma que o desleixo com que a Cedae vem tratando o caso caracteriza uma violação aos direitos dos consumidores, já que a água é um serviço essencial. Esse comportamento da empresa dá ao consumidor o direito de não pagar por um serviço que não é prestado de uma forma satisfatória.