Mais Lidas

Prefeitura do Rio abre período para matrícula da rede municipal de ensino

Inscrição será realizada somente pela internet

Escola Municipal Tia Ciata
Escola Municipal Tia Ciata -
O período de matrícula para o ano letivo de 2021 para as unidades escolares da rede municipal de ensino começará na próxima sexta-feira, (18) a partir das 8h. A inscrição será realizada somente pela internet, no endereço eletrônico www.matricula.rio. Os alunos que já estudam nas unidades escolares do município, inclusive nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), e não desejam se transferir, terão a matrícula renovada automaticamente com vaga garantida e não necessitam acessar o site. Também será possível realizar as transferências internas para alunos já matriculados na rede municipal.
Os novos alunos da educação especial (a partir de 4 anos de idade e com deficiência) poderão se inscrever do dia 18 a 21 de dezembro. Para as creches, os responsáveis de crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses terão de 5 a 10 de janeiro para acessar o site.
As transferências internas de Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA (4 anos em diante) poderão pedir a mudança de unidade de 8 a 13 de janeiro. Novos alunos da pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (4 anos em diante) terão prazo de 19 a 24 de janeiro. As inscrições para as vagas na Escola Municipal Cívico-Militar Carioca serão disponibilizadas entre 14 e 16 de dezembro, em edital a ser publicado no Diário Oficial do Município.

Polos com internet gratuita

De acordo com a Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará ao público acesso gratuito à internet em 1.542 unidades escolares da para quem não conseguir realizar a inscrição, o procedimento também pode ser feito pelo próprio celular. A pasta desta que estarão presentes funcionários no local para auxiliar no preenchimento do formulário. Esses postos (escolas) estarão abertos para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento seguirá as Regras de Ouro estabelecidas pelo Comitê Científico Municipal de higienização e distanciamento para evitar a propagação da covid-19.

Matrículas para alunos novos da Educação Especial – de 18 a 21 de dezembro

Para fazer a inscrição para a educação especial, os pais e responsáveis precisam acessar o site e clicar em “Faça sua inscrição” e selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da Rede Municipal ou nunca estudou em uma unidade da Prefeitura do Rio, por exemplo. Se o candidato não estuda na Rede Municipal, o responsável, no ato da inscrição, deve selecionar um dos locais indicados no site para que o candidato seja avaliado e encaminhado ao melhor atendimento pedagógico. É importante anotar o número de inscrição, o dia, a hora e o local em que o candidato deverá comparecer para a avaliação, levando, também, os laudos que possui.

Ao final do atendimento, o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda às necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Após a avaliação, no mesmo polo de avaliação, haverá a confirmação da matrícula. Após o início do ano letivo, o responsável deverá comparecer à unidade escolar para onde o aluno foi matriculado e entregar toda a documentação constante do Formulário de Inscrição.

Creche/Espaço de Desenvolvimento Infantil – de 5 de janeiro a 10 de janeiro de 2021

As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, serão realizadas entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2021. Nesse mesmo período, será possível ainda fazer transferência para outra unidade da Rede Municipal das crianças já atendidas nas Creches/EDIs da Prefeitura do Rio.

Para fazer a inscrição, os pais e responsáveis precisam acessar o site e clicar em “Faça sua inscrição” e selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da Rede Municipal ou nunca estudou em uma unidade da Prefeitura do Rio, por exemplo. O responsável poderá selecionar no mínimo uma e no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência.
Caso precise comprovar algum critério classificatório que foi sinalizado no momento da inscrição, é necessário que o responsável compareça a uma das unidades para a qual fez a inscrição no próximo dia útil após a inscrição com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade.

Nesse período, o responsável que deseja realizar a transferência de matrícula entre creches deve acessar o site www.matricula.rio e indicar o bairro no qual deseja a vaga e grupamento pertencente (Berçário ou Maternal). O site o conduzirá para onde, no bairro, há vaga disponível. Assim, a criança ocupa esta vaga escolhida e é liberada a vaga ocupada anteriormente pela criança.

Para as inscrições de transferência não é necessária a comprovação de critérios classificatórios. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual Creche/EDI a vaga foi reservada. A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita no endereço eletrônico www.matricula.rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à Creche ou EDI para confirmar a matrícula.

Transferência interna para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – de 8 a 13 de janeiro de 2021

A transferência para outras unidades escolares da rede municipal dos alunos da pré-escola, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecerá entre os dias 8 a 13 de janeiro. É preciso acessar o site www.matricula.rio  e realizar a mudança de escola, escolhendo a opção que mais atenda. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada na Comprovante de Inscrição

Novos alunos para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – de 19 a 24 de janeiro de 2021

A transferência de alunos da rede particular ou outros entes federativos para a rede municipal do Rio de Janeiro dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 19 a 24 de janeiro. É preciso acessar o site www.matricula.rio e realizar a escolha da opção que melhor lhe atenda. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada na Comprovante de Inscrição.

Escola Municipal Cívico-Militar Carioca

As vagas para a Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, no bairro do Rocha, serão disponibilizadas a partir de processo de matrícula diferenciado, após publicação do edital de vagas no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. As inscrições vão de 14 a 16 de dezembro, em endereço eletrônico a ser divulgado em breve.

Calendário de matrícula para o ano letivo de 2021:

18 a 21/12/2020 – Educação Especial – alunos a partir de 4 anos com deficiência

14 a 16/12/2020 – Escola Municipal Cívico-Militar Carioca – 6º ao 9º ano

05 a 10/01/2021 – Creche – crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses

08 a 13/01/2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (transferência interna) – alunos de 4 anos em diante

19 a 24/01/2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (alunos novos) – alunos de 4 anos em diante