Mais Lidas

Cuidando dos dentes da criançada

Como cuidar dos dentes das crianças

Cada dentinho que nasce na boca dos filhos é motivo de alegria para os pais. Mas na hora de cuidar dos dentes das crianças, sempre pintam várias dúvidas. Em entrevista à coluna, Katia Akemi Uezu, cirurgiã-dentista do Sabará Hospital Infantil, explica como fazer a higiene bucal dos pequenos.

A partir de que idade é preciso começar a fazer a higiene bucal das crianças? 

A higiene bucal das crianças deve ser iniciada desde os primeiros dias de vida. Após a amamentação, as gengivas e a língua dos bebês devem ser higienizadas com auxílio de gaze ou tecido macio limpo, embebidos em água filtrada ou fervida. Com a erupção do primeiro dente de leite, deverão ser usadas também escova de dentes e pasta de dentes com flúor. Conforme os demais dentes forem erupcionando, o fio-dental também será necessário. A higiene bucal deverá ser realizada após as refeições, sendo que a higiene bucal noturna deve ter atenção especial, pois, durante o sono, o fluxo de saliva diminui, reduzindo sua capacidade protetiva.

Como deve ser feita a higiene bucal das crianças menores?

A higiene bucal das crianças menores deve ser realizada por um adulto, com escova de dentes com cerdas macias, cabo longo e cabeça pequena apropriada para a faixa etária, com a quantidade apropriada de pasta de dentes com flúor e complementada com o fio-dental, se tiver mais de um dente. Nos bebês, as gengivas e a língua devem ser higienizadas após a amamentação. O leite materno contém açúcares, que são fermentáveis, e, em longa permanência na boca, contribuem para o aumento de bactérias.

A escova e a pasta de dente podem ser usadas a partir de qual idade? Qual a quantidade recomendada de pasta de dente?

A escova e a pasta de dentes com flúor devem ser utilizadas a partir da erupção do primeiro dente de leite e, quando apresentar mais de um dente, o fio-dental também deverá ser incorporado na rotina de higiene bucal. Quanto à quantidade de pasta de dentes com flúor: para os bebês, a quantidade deverá ser menor que a metade de um grão de arroz cru; para crianças menores de 3 anos, a quantidade deverá ser adequada ao número de dentes presentes e não deverá ultrapassar o tamanho de um grão de arroz cru; para crianças maiores de 3 anos, a quantidade deverá ser adequada à área a ser higienizada e no tamanho máximo de um grão de ervilha.

No caso das crianças menores, elas podem acabar engolindo a pasta de dente, em vez de cuspir. Traz algum risco para a saúde da criança?

Para evitar a ingestão da pasta de dentes, deve-se atentar à quantidade recomendada para a escovação dental para cada faixa etária e a higiene bucal deverá ser realizada por um adulto. Algumas pastas de dentes têm cheiro e sabor agradáveis, que podem estimular sua ingestão pelas crianças. Para evitar tal situação, pode-se trocá-las pela pasta de dentes usada pela família e as crianças devem ser orientadas para o uso adequado como produto para higiene bucal. Entidades internacionais e nacionais recomendam que o uso de pequena quantidade de pasta de dentes com flúor em concentrações convencionais é seguro em termos de ingestão eventual e risco de desenvolvimento de fluorose. A ingestão acidental de uma quantidade maior do que a recomendada pode causar desconforto estomacal, náusea ou até diarreia, devendo-se encaminhar a criança aos cuidados médicos.

Quais são os problemas que podem surgir se não for feita a higiene bucal das crianças? 

Se a higiene bucal não for feita, ocorrerá a permanência por maior tempo dos restos alimentares na boca, levando ao acúmulo de biofilme dental (placa bacteriana) nas superfícies dos dentes e de bactérias nesse biofilme. O processo de cárie vai se instalando nos dentes, inflamações em gengivas (gengivites) também surgem, tem-se até a possibilidade de instalação de infecções oportunistas e o comprometimento da saúde geral também. Os processos cariosos podem causar dor e desconforto, inflamação e infecção, levar à destruição dentária e perda dental, afetando não só a função mastigatória, mas a saúde da criança como um todo. A cárie dentária é causada basicamente por uma dieta rica em carboidratos fermentáveis, a exposição frequente a açúcares e pelo metabolismo realizado pelas bactérias presentes no biofilme bucal. Nos bebês, o uso de mamadeiras com suplementos açucarados ou adoçadas é considerado o principal desencadeador de cáries (cárie de mamadeira), devido à maior permanência desses líquidos sobre a superfície dental.

Quais dicas você dá para ajudar os pais a fazer a higiene bucal das crianças?

Para que os bebês se habituem aos cuidados de higiene bucal, inicie realizando massagens suaves nas gengivas com gazes ou tecidos macios, umedecidos em água filtrada ou fervida. Na sequência, higienize as gengivas e a língua. A higiene bucal realizada desde seus primeiros dias de vida será incorporada como hábito rotineiro e como autocuidado da saúde. As crianças poderão realizar sua higiene bucal conforme o desenvolvimento de suas habilidades manuais, com a supervisão de um adulto. As crianças maiores de 10 anos deverão ter sua escovação noturna revisada por um adulto.

Comentários