Mais Lidas

Prefeito de Niterói diz que a vacina CoronaVac na cidade será só para moradores

Entrevista à Rádio CBN Rio, prefeito Rodrigo Neves (PDT) esclareceu prazos e explicou como a cidade está lidando a corrida para conseguir a imunização

O prefeito Rodrigo Neves assinou a ordem de início do reparo, que será feito por uma empresa de São Paulo
O prefeito Rodrigo Neves assinou a ordem de início do reparo, que será feito por uma empresa de São Paulo -
Rio – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) esclareceu, nesta sexta-feira, que a vacina CoronaVac, sendo aprovada pela Anvisa, será disponibilizada apenas para residentes da cidade. A informação foi dada durante uma entrevista à Rádio CBN Rio.
“Essa vacina que a prefeitura de Niterói está adquirindo, esse memorando assinado ontem (quinta-feira), é uma vacina para os moradores de Niterói”, disse ele, no bate-papo. Sendo a vacina aprovada pela Anvisa, os prazos de vacinação, segundo a Prefeitura de Niterói, começariam no fim de janeiro e início de fevereiro. A segunda etapa iniciaria no final de fevereiro e início de março e, a conclusão, ainda no primeiro semestre de 2021.
Sobre os critérios que comprovariam se são ou não moradores da cidade, Neves explicou que programas de saúde de Niterói, como o medico de família será fundamental no processo.
“É um programa que tem uma presença muito consolidada no território, nos bairros, comunidades, sabe quem é quem, os moradores de Niterói, o programa medico de família vai ser, sem duvida, um instrumento muito importante nessa campanha de vacinação como já foi em outras campanhas de vacinação e esse sistema de aplicativo que vai permitir identificar os moradores de Niterói, especialmente para o sistema de drive thru para idosos. O foco desse programa são os moradores de nossa cidade”, destaca.
NITERÓI LARGA NA FRENTE
Neves explicou que a diversos fatores contaram para que a cidade saísse na frente na disponibilização da vacina para seus moradores. “Em julho, nós, em Niterói, fizemos uma cooperação com o programa de pesquisa a do Instituto Butantan com participação de técnicos da Fiocruz. Iniciamos no mês de agosto a aplicação dessa vacina do Butantan em centenas de profissionais da saúde de Niterói”, conta o prefeito.
“Os resultados dessa fase três foram muito bem sucedidos com a imunização das pessoas sem efeitos colaterais graves, e como Niterói, é a única cidade do estado que está fazendo esse programa de testes da fase três com o Butantan e técnicos da Fiocruz. E também pelo fato de Niterói ter uma rede de atenção básica com programa médico de família atendendo 100% do público alvo e pela cidade ter capacidade de investimento pela gestão fiscal que realizamos nos últimos anos. Assinamos esse memorando nesta quinta-feira com um plano municipal de imunização da população. Evidentemente que nós vamos buscar na medida do possível integrar o plano nacional de imunização, mas nesse contexto da pandemia, precisamos ter sentido de urgência. E a melhor vacina é a q tenha eficácia, segurança e chegue mais rápido junto à população”, defende Neves.