Mais Lidas

Presidente da Cedae anuncia que abastecimento será normalizado até o dia 23

Edes Fernandes de Oliveira informou que o motor da elevatória do Lameirão já foi testado na fábrica e chegará ao Rio na próxima sexta-feira (18)

Cedae
Cedae -
Rio - O presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Edes Fernandes de Oliveira, anunciou que o motor da elevatória do Lameirão já foi testado na fábrica e chegará ao Rio na próxima sexta-feira (18). Segundo ele, o abastecimento à população será normalizado até o dia 23 de dezembro. O anúncio foi feito durante audiência pública virtual da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira.
"A atual gestão da Cedae está atuando de forma muito eficiente para resolver um problema deixado por gestões anteriores. Defendemos que a Cedae continue pública. Somos contrários à privatização e vamos continuar nessa defesa. A companhia tem que ser gerida pelos cedaeanos, que têm competência para isso", defendeu o presidente do colegiado, deputado Gustavo Schmidt (PSL).
Edes ressaltou ainda que o sistema da elevatória do Lameirão opera desde 1965 e nunca apresentou problemas como o atual. O presidente destacou que já organizou turnos de trabalho de 24 horas a partir da chegada do motor, no dia 18 de dezembro, para que o sistema volte a operar com 100% da capacidade até o dia 23 de dezembro. "Se os prazos contratuais de reparo fossem respeitados, não estaríamos enfrentando essa situação. Estamos aprovando a compra de um motor grande e um pequeno, além de bombas para reserva e não instaladas. Queremos ter, além dos conjuntos instalados operando, os conjuntos reserva para aumentar a segurança operacional da elevatória. Também estamos fazendo estudos para modernizar o sistema e fazer a substituição gradual das bombas e painel de controle", afirmou o presidente.
O promotor do Ministério Público José Alexandre Maximino anunciou que o gabinete de crise revelou que o motor da bomba do Lameirão estará reparado até o próximo dia 18 de dezembro e que o prazo de 23 de dezembro, acordado com o MP, deve ser cumprido. "Sentimos muita confiança na atual gestão da Cedae, o que nos permitiu fazer um acordo. O termo de compromisso que firmamos também prevê o aumento da frota de carro-pipa para abastecimento da população em 70%, a fim de que as manobras de abastecimento sejam feitas de forma clara. Também foi acordado que a população não pague pelo serviço que não está sendo prestado", esclareceu.
A vice-presidente da comissão, deputada Lucinha (PSDB), afirmou que o problema da falta d'água é reflexo de falta de gestão e de investimentos e manutenção na companhia. "Já tivemos que beber água com mau cheiro e agora a população está sem abastecimento. Parece uma ação orquestrada para a privatização da Cedae, e eu sou radicalmente contra. O que precisa ser feito é investir os lucros da Cedae na própria empresa. Hoje os recursos entram no caixa único do Estado e não são investidos na manutenção da própria empresa", destacou a parlamentar.
Falta de água começou em novembro
Vários moradores da cidade do Rio e de Nilópolis começaram a reclamar, no último dia 14, de falta de água por conta de um reparo realizado pela Cedae. A companhia fez uma manutenção em um dos motores da Elevatória do Lameirão, conjunto de aparelhos responsável pelo abastecimento dos municípios.
Em alguns locais onde a distribuição de água foi afetada, houve relatos de cor escura e cheiro ruim no líquido vindo pelas torneiras. A Cedae já havia informado, na época, que, em decorrência da complexidade do conserto, a situação poderia levar de 20 a 25 dias para se normalizar.
Localização dos motores dificultam reparo
As bombas ficam localizadas a cerca de 64 metros de profundidade e há maior complexidade para execução, e, por isso, o serviço precisa ser feito de forma gradativa a fim de evitar o comprometimento da estrutura da unidade.
A elevatória tem a função de bombear água a uma altura de até 120 metros (equivalente a um prédio de 44 andares), criando a pressão necessária para iniciar o processo de distribuição para o Rio e Nilópolis.
Para atender hospitais e outros serviços essenciais, foi montado esquema especial com oferta de carros-pipa durante este período. A Cedae orienta que clientes que possuam sistema de reserva interna (cisterna e/ou caixa d’água) utilizem a água armazenada somente para tarefas essenciais e pede que todos economizem água.
Concessionária será multada por desabastecimento
A Agência Reguladora de Energia e Saneamento (Agenersa) informou que aplicou uma multa no valor aproximado de R$ 1,35 milhão, com base em pareceres técnico e jurídico da agência, na Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). A medida acontece em decorrência do problema na bomba da Elevatória do Lameirão, que provocou falta de abastecimento de água em pontos do estado, afetando cerca de um milhão de pessoas.
Desconto nas próximas contas
Para reduzir os impactos causados ao consumidor, a Cedae anunciou que estrutura uma medida de redução automática das cobranças aos clientes afetados diretamente pela redução no fornecimento de água. A medida será automática, sem necessidade de solicitação por parte do cliente. A redução acontecerá seguindo os seguintes critérios:
. Imóveis localizados nas áreas diretamente afetadas pela redução no fornecimento de água;
. Imóveis sem hidrômetros;
. Imóveis com hidrômetros e faturados pelo consumo mínimo;
. Todas as categorias de consumo (domicílios, comércios, indústrias, públicos e tarifa social);
Os demais casos serão analisados quanto a possibilidade de revisão de contas, seguindo o procedimento abaixo:
. Enviar e-mail para revisaodecontalameirao@cedae.com.br;
. Informar nome completo, CPF, número de matrícula e motivo da solicitação;
. Anexar documentação comprobatória (notas fiscais, CPF e outros).