Mais Lidas

Prefeitura cancela festa oficial do Réveillon 2021

Programação previa a realização da festa em seis palcos instalados em locais privados e sem acesso ao público, apenas com transmissão pela televisão e internet

Em Madureira, na Zona Norte, é comum ver pessoas aglomeradas nos calçadões
Em Madureira, na Zona Norte, é comum ver pessoas aglomeradas nos calçadões -
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, informou o cancelamento do Réveillon de 2021 em função do atual cenário da pandemia da covid-19. Na sexta-feira (11), O MH já havia antecipado que o município estaria reavaliando a festa na cidade. A programação aprovada antes da segunda escalada da doença previa a realização da festa em seis palcos instalados em locais privados e sem acesso ao público, apenas com transmissão pela televisão e internet. 
"Esta é uma decisão necessária para a proteção de todos. A festa será a da esperança por bons resultados das vacinas para conter a pandemia. Será ainda um momento de reflexão sobre um ano difícil, de luta, com lamentáveis perdas de tantas pessoas. E será também hora de dar graças a Deus pelas vidas salvas", anunciou o prefeito Marcelo Crivella.
Segundo a Riotur, embora o Réveillon Rio 2021 tenha sido projetado em um novo formato, sem presença de público, sem queima de fogos e feito para ser acompanhado pela TV e pelas mídias digitais, neste momento, a Prefeitura opta pelo cancelamento do evento da virada do ano em respeito a todas as vítimas e em favor da segurança de todos.
"Quando anunciamos o novo modelo para o Réveillon Rio 2021, falamos em responsabilidade social. O nosso discurso permanece. O motivo do cancelamento nada mais é que uma decisão consciente e responsável", concluiu o presidente da Riotur Fabricio Villa Flor.
MPF tenta impedir que quiosques cerquem a faixa de areia
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União, o município do Rio, a Riotur e a concessionária Orla Rio para que não cerquem a faixa de areia e não cobrem ingresso no trecho de praia do Leme ao Pontal, com a devida fiscalização, em 30 e 31 de dezembro de 2020. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a partir de pedido da concessionária, foi concedida autorização para que os quiosques administrados pela Orla Rio realizem eventos no Réveillon.
Procurada, a concessionária Orla Rio informou que mais de 300 quiosques estão autorizados a funcionar no dia 31 de dezembro e que demais esclarecimentos serão dados junto ao Ministério Público Federal em audiência na quinta (17). Confira a nota na íntegra:
"A Orla Rio esclarece que os mais de 300 quiosques situados entre o Leme e o Pontal estão autorizados a funcionar, no dia 31 de dezembro, da mesma forma que vêm operando desde a reabertura, em julho: usando a sua área concedida, que faz parte do seu estabelecimento comercial, com quantidade reduzida de mesas, distanciamento de 1,5m entre elas, e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene.
Dos 309 quiosques administrados pela concessionária, apenas 42 optaram por fazer eventos, utilizando faixas da areia. Para estes casos, com o intuito de preservar o uso habitual da praia durante todo o dia 31 e no dia 1 de janeiro, a Orla Rio, em consonância com a Prefeitura, pensou numa estrutura fácil e rápida de montar na noite do 31 e definiu um formato para os estabelecimentos seguirem, mas cabe ao órgão a autorização. Esses quiosques já entraram com pedido junto à Prefeitura e aguardam resposta.
A Orla Rio informa, por fim, que demais esclarecimentos serão dados junto ao Ministério Público Federal em audiência que acontecerá na quinta, 17".
Em Madureira, na Zona Norte, é comum ver pessoas aglomeradas nos calçadões Reginaldo Pimenta
Cristo Redentor Fernando Maia/Riotur