Mais Lidas

Cuidados com as crianças no verão

Cuidados com as crianças no verão

Verão é época de calorão, sol forte e, principalmente, atenção redobrada com as crianças. Por isso, a pedido da coluna, a coordenadora da pediatria do Hospital Real D'Or, Adriane Rêgo, traz sete cuidados importantes que os pais devem ter com os filhos na estação mais quente do ano.

Cuidados com a exposição ao sol. 

A exposição das crianças ao sol deve ser sempre cercada de cuidados. O horário ideal é antes das 10h e após as 15h e sempre com uso de proteção solar (cremes e/ou roupas com fotoproteção). O protetor solar deve ser aplicado sempre que possível em casa, sem roupa e em camada dupla, antes da exposição, no corpo todo (sem esquecer mãos e pés e o couro cabeludo) e deve ser reaplicado a cada duas ou três horas durante a exposição. Não está indicado o uso de protetor solar para bebês abaixo de 6 meses. Logo, a exposição ao sol nessa faixa etária deve ser bem restrita, procurando mantê-los à sombra e com uso de roupas e acessórios com fotoproteção (proteção U.V.), hoje bastante disponíveis no mercado. Não esquecer o uso de chapéus. Os filtros solares de uso infantil funcionam como uma "barreira física" e devem ser os únicos utilizados entre 6 meses e 2 anos. A partir de 2 anos, devem ser utilizados preferencialmente os infantis, mas já podem ser utilizados também protetores comuns. Devemos evitar o uso de protetores solares com cores. O fator de proteção deve ser sempre a partir de 30 e, em peles mais sensíveis, a partir de 50.

Cuidados com a hidratação. 

No verão, que coincide com período de férias e muita diversão, precisamos ficar muito atentos ao estado de hidratação dos nossos pequenos. Devemos ofertar líquidos (água, sucos naturais, chás e água de coco) várias vezes ao dia, sempre procurando oferecer uma quantidade maior nos dias mais quentes e de atividades ao ar livre. As crianças, quando estão se divertindo, costumam "esquecer" de beber água e por isso devemos estar atentos com a oferta de líquidos. Nos bebês, devemos observar a presença de diurese na fralda para a melhor avaliação da hidratação. Refrigerantes e sucos industrializados devem ser evitados para as crianças maiores e não são indicados para os bebês.

Cuidados com a alimentação. 

A alimentação no verão deve ser mais leve, procurando oferecer sempre alimentos frescos para não haver risco de ingestão de alimentos já deteriorados pelo calor. Os sucos devem ser naturais e oferecidos logo após serem feitos. Frutas são sempre excelentes opções para lanches e sobremesas. Não esquecer de ofertar bastante líquido entre as refeições (água, sucos naturais, chás ou água de coco).

Cuidados com a pele. 

As lesões de pele que costumam estar relacionadas ao calor aparecem devido ao excesso de suor provocado pelas altas temperaturas e pelas atividades de lazer das crianças. Portanto, para evitar as micoses e brotoejas, devemos manter nossas crianças em ambientes frescos, com roupas leves, de preferência de algodão (devemos evitar os tecidos sintéticos). A pele da criança deve estar sempre seca, por isso, após o banho, devemos enxugá-los bem, sem esquecer as "dobrinhas" e os espaços entre os dedinhos. O banho não deve ser quente. Pode ser feito o uso de talco líquido, desde que não haja contraindicações. E persistindo as lesões, mesmo com todos os cuidados, o pediatra ou o dermatologista deve ser procurado.

Cuidados com ar-condicionado e ventilador. 

O ar-condicionado pode ser utilizado, desde que o filtro seja mantido limpo e a temperatura esteja agradável. O ventilador deve ser evitado diretamente sobre a criança, mas também pode ser utilizado.

Cuidados com picadas de insetos. 

Para evitar as picadas de insetos, devemos fazer uso de aplicação de repelentes quando houver exposição. Pode ser feito o uso de repelentes a partir de 6 meses de idade, mas deve ser verificada a faixa etária indicada na embalagem, pois nem todos são indicados nessa idade. O repelente deve ser reaplicado a cada seis ou oito horas. Devem ser evitadas as áreas ao redor dos olhos e da boca. Em caso de picadas com muito prurido, o uso de gelo local ajuda no incômodo. Não havendo melhora, o pediatra ou o dermatologista deve ser procurado.

Cuidados para evitar doenças típicas do verão. 

As doenças "típicas" do verão (gastroenterites, desidratação, insolação, micoses) estão relacionadas diretamente com os cuidados descritos acima. Tomando os cuidados adequados com roupas, alimentação e hidratação, já podemos evitá-las. Não podemos esquecer que estamos vivendo um verão atípico, no meio de uma pandemia de Covid-19 e que esses cuidados de prevenção são essenciais também para a população pediátrica: o uso de máscaras (para crianças acima de 2 anos), lavagem adequada das mãos, o uso de álcool em gel, não compartilhar copos, canudos, louças e talheres e evitar que eles fiquem levando as mãos aos olhos e à boca. E o mais importante: não expor nossas crianças em locais de aglomeração.

Comentários