Uma forte chuva, causada pela vinda de umidade do Oceano Atlântico, atingiu a cidade do Rio de Janeiro, desde a manhã de ontem, provocando diversos alagamentos e bolsões d'água em vários pontos da capital. Houve fechamento de vias, interrupção no BRT e acionamento de sirenes em nove comunidades, como a Rocinha. A Rua Jardim Botânico chegou a ser fechada entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont, por volta das 11h. O município entrou em estágio de atenção.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), o temporal foi mais intenso na período da manhã e, à tarde, a intensidade das chuvas foi reduzida. No entanto, ainda segundo o COR, a expectativa era de que a precipitação seguisse de moderada a forte em pontos isolados.
Segundo o Sistema Alerta Rio, a chuva teve início por volta das 8h, em Santa Teresa, na região central da capital, mas com pouco volume de água. Duas horas depois, devido ao registro acima de 5 mm em 15 minutos no Jardim Botânico (15,6 mm), Sepetiba (9,4 mm) e Grota Funda (16,8 mm), o município entrou em estágio de atenção. A cidade já estava, inclusive, em estágio de mobilização desde quinta-feira, no último dia de 2020.
O intenso temporal que atingiu o Rio também resultou na interrupção parcial das atividades do BRT, por conta da formação de alagamentos na via que interliga o sistema.

