Mais Lidas

Mais de 30 casos de tiroteios afetaram circulação de trens por 40 horas em 2020, diz Supervia

O ramal mais afetado no ano passado foi o Saracuruna. Nesta segunda-feira, troca de tiros em Manguinhos fez com que Supervia interrompesse parcialmente a operação. Esse foi o segundo caso só este ano

O ramal Saracuruna parou ontem por meia hora, devido a um tiroteio
O ramal Saracuruna parou ontem por meia hora, devido a um tiroteio -
Rio - A Supervia afirma que, só no ano passado, mais de 36 casos de tiroteios afetaram a circulação dos trens por 40 horas e 24 minutos. O ramal mais afetado no ano passado foi o Saracuruna, com 24 ocorrências de interrupções. Na manhã desta segunda-feira não foi diferente. O fluminense amanheceu com os trens operando com intervalos irregulares por consequência de tiroteios. Segundo a concessionária, por 30 minutos, a operação teve que ser parcialmente interrompida por causa de troca de tiros nas proximidades da estação Manguinhos. Neste momento, a circulação é normal em todo o ramal.
Esse o segundo caso só este ano, em que o serviço para por conta de disparos nas imediações do sistema. Na semana passada, a circulação da extensão Vila Inhomirim (ramal Saracuruna) ficou interrompida por cerca de 3 horas por problemas de segurança pública nas imediações da estação Imbariê. 
“É lamentável que a insegurança pública coloque em risco a operação ferroviária e prejudique o ir e vir de milhares de clientes. Os trilhos do trem passam por diversas regiões conflagradas, áreas de risco, que precisam de policiamento especializado e ostensivo, o que só pode ser garantido pelo poder público, como prevê o próprio contato de concessão. Por isso, temos dialogado frequentemente com as forças de segurança do estado para que atuem nesses locais mais sensíveis”, afirma Antonio Carlos Sanches, o presidente da Supervia.
Segundo a empresa, entre 11h36 e 12h10 desta segunda-feira, a Supervia precisou interromper parcialmente a operação dos trens do ramal Saracuruna em função de troca de tiros nas proximidades da estação Manguinhos. Os trens circularam apenas entre Bonsucesso e Gramacho e no trecho Gramacho-Saracuruna e as partidas da Central do Brasil para este ramal ficaram suspensas. Durante a ocorrência, os clientes foram informados por meio do sistema de áudio dos trens e estações e pelos canais digitais da concessionária.
Em casos de tiroteios, os trens podem aguardar ordem de circulação em estações seguras ou a circulação do ramal pode ser parcial ou totalmente suspensa. Quando o tiroteio cessa, a concessionária realiza vistorias em cabos da rede aérea para garantir a retomada da operação em condições adequadas. Às vezes, os cabos são danificados pelos disparos de arma de fogo, atrasando ainda mais a normalização da circulação.