Mais Lidas

Após Bolsonaro, Twitter alerta postagens de Carla Zambelli, Daniel Silveira e do Ministério da Saúde

As postagens falam sobre um estudo que comprova a eficácia do tratamento precoce para evitar uma evolução da covid-19

Ministério da Saúde tem mensagem em alerta como enganosa no Twitter
Ministério da Saúde tem mensagem em alerta como enganosa no Twitter -
Após o Twitter ter colocado em alerta uma postagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a plataforma também marcou publicações antigas dos deputados federais Carla Zambelli (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ) e da página oficial do Ministério da Saúde como "informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à COVID-19".
As postagens falam sobre um estudo que comprova a eficácia do tratamento precoce para evitar uma evolução da Covid-19. Na sexta-feira, dia 15, o Twitter fez o mesmo tipo de alerta em um post do presidente. 
No caso da página do Ministério da Saúde, eles orientam a não esperar e começar o quanto antes o tratamento, procurando um posto de saúde e começando o tratamento precoce. 
Entretanto, pesquisadores de universidades em diferentes países comprovaram que não há prevenção ou tratamento com a ajuda de medicamentos, além de órgãos e organizações em todo mundo não indicar qualquer tipo de remédio. 
Embora a plataforma tenha marcado como potencialmente prejudicial, as publicações seguem visíveis. Porém, essa medida do Twitter contribui para restringir a circulação desse tipo de postagem.
Ao longo de toda a pandemia, o presidente Bolsonaro e seus aliados frequentemente defendem o uso de medicamento para o tratamento do coronavírus. Em lives, pronunciamentos e postagens, Bolsonaro indica cloroquina, ivermectina, hidroxicloroquina, annita, entre outros. 
Porém, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) informa que não recomenda tratamento precoce para a covid-19 com qualquer medicamento. "Não existe comprovação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a covid-19. Os estudos clínicos randomizados com grupo controle existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais", indicam. 
Deputados federais foram alertados pelo Twitter - Reprodução
Deputados federais foram alertados pelo TwitterReprodução
 

Ministério da Saúde tem mensagem em alerta como enganosa no Twitter Reprodução
Deputados federais foram alertados pelo Twitter Reprodução
Deputados federais foram alertados pelo Twitter Reprodução