Mais Lidas

Áreas técnicas da Anvisa recomendam uso emergencial da Coronavac

Agência vota agora o uso emergencial do imunizante. Decisão será por maioria simples, ou seja, de cinco diretores, três votos a favor ou contra definem o resultado

Eficácia geral da Coronavac é de 50,4% de acordo com análise do Butantan
Eficácia geral da Coronavac é de 50,4% de acordo com análise do Butantan -
Rio - A Gerência-Geral de Medicamentos, a Gerência de Fiscalização e a Gerência de Monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendaram a aprovação, neste domingo, do uso emergencial da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A agência vota neste momento o uso emergencial do imunizante. Decisão será por maioria simples, ou seja, de cinco diretores, três votos a favor ou contra definem o resultado.
A primeira área técnica esclareceu, no entanto, que a decisão para autorização do uso emergencial está condicionada ao monitoramento, acompanhamento das incertezas e a reavaliação periódica do imunizante. O anúncio foi feito durante reunião realizada pelos diretores colegiados da agência, na sede do órgão, em Brasília, na manhã deste domingo. O encontro ainda está acontecendo e você pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da Anvisa no Youtube.
"Tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento no número de casos e a ausência de alternativas terapêuticas. A situação é de muita preocupação e tensão por conta dos insumos necessários contra a doença. Por isso, a Agência Geral de Medicamentos recomenda a aprovação do uso emergencial da Coronavac, condicionado ao monitoramento e ao acompanhamento das incertezas e também sugerimos uma reavaliação periódica", anunciou Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, da Anvisa. 
Eficácia e segurança da vacina
Segundo Mendes, a área técnica confirmou que a eficácia da CoronaVac atingiu 50,39%, porcentual em linha com o anunciado pelo Instituto Butantan (50,38%). Significa que, de cada cem pessoas vacinadas que tiverem contato com o vírus, 50,39% não vão manifestar a doença graças à imunidade conferida pela vacina, pelas contas da agência. O cálculo da eficácia geral leva em conta a análise de todos os casos de covid-19 registrados entre os voluntários dos testes clínicos. 
Na semana passada, o Butantan tinha divulgado uma eficácia de 50,38%. O índice está acima da eficácia mínima de 50% exigida pela Anvisa e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mendes afirmou, porém, que os dados entregues pelo Butantan não permitem avaliar a eficácia e segurança da vacina a longo prazo, e sobre o poder do imunizante para proteger idosos.

Além disso, os dados não permitem conclusões sobre "desfechos secundários" da vacina, como a proteção de casos leves (que exigem ida ao médico) e graves e moderados (que podem levar à internação).

A eficácia geral da vacina é de 50,39%, segundo a Anvisa. O Butantã ainda aponta redução de 78% de casos leves, mas a agência afirma que não há dados para essa alegação.

O uso emergencial das vacinas pode ser autorizado mesmo com estudos em andamento. A premissa é de que o risco-benefício seja favorável.

A Anvisa ainda decide beste domingo se libera o uso emergencial de 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca, que o governo tenta importar da Índia.
*Com informações do Estadão Conteúdo