Mais Lidas

Hierarquia do tráfico muda e agora tem novos cargos

Investigação da Polícia Civil mostra novo organograma do tráfico de drogas no Rio. Especialista alerta para exploração de crianças e adolescentes que não estudam

Há pelo menos 15 anos o tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, é comandado por António Ilario Ferreira, o Rabicó. Segundo a Polícia Civil, mesmo no período em que esteve preso, o "dono do Salgueiro" não perdeu seu posto e nunca deixou de comandar as atividades criminosas. Este poder só foi possível por conta da hierarquia do tráfico, que costuma ser respeitada em todas as comunidades, independente da facção, segundo investigações da Delegacia de Combate as Drogas (DCOD).

De acordo com a especializada, a organização criminosa funciona como uma empresa, dividida em funções e com hierarquia. O "dono do morro" é o cargo mais alto do varejo de droga nas comunidades, ocupando o cargo de maior liderança local.

Segundo o delegado Gustavo Castro, titular da DCOD, esse chefe da quadrilha escolhe um gerente geral, que é uma pessoa de confiança dele para ser o responsável direto em emitir suas ordens e diretrizes na comunidade. No Complexo do Salgueiro, o atual braço direito de Rabicó é um criminoso conhecido como Ricardo Severo, o Faustão, como apontam as investigações da 72ª DP (São Gonçalo).

Esses dois cargos estão no topo da hierarquia das organizações criminosas de modelo de tráfico. Em seguida, gerentes setorizados figuram na terceira fileira desse organograma.

Mas se antigamente esses cargos eram divididos em apenas duas subdivisões, nos tempos atuais essas funções de responsabilidade foram dobradas.