Mais Lidas

Alerta! Rio tem alto risco para a Covid-19 em todas as 33 regiões administrativas

Prefeito informou que a situação está se agravando no município: 'Em algumas regiões era moderado e hoje toda a cidade está no risco alto'

Movimentação de pessoas no calçadão de Campo Grande.
Movimentação de pessoas no calçadão de Campo Grande. -
Rio - A prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira, o mais novo boletim epidemiológico, e agora 100% das regiões da cidade estão em alto risco para o contágio da Covid-19. Este é o penúltimo ponto da escala criada pelo município - moderado, alto e muito alto. Em paralelo, o Rio é a capital com mais vacinados do país: até a manhã desta sexta-feira (22), 42.563 pessoas foram vacinadas. Desses, 35.130 são profissionais de saúde.
Todos as 33 regiões administrativas estão em estágio de alto risco. Na semana anterior, eram 28 nesse patamar, e outras cinco em risco moderado. O aumento da última semana foi registrado principalmente nas favelas: Rocinha, Jacarezinho, Alemão e Maré, além de Realengo, que até a última semana era em risco moderado.
"A situação vem se agravando. Em algumas regiões era moderado e hoje toda a cidade está no risco alto. Estamos fazendo um esforço enorme de fiscalização. Não há nenhuma novidade nas medidas a serem tomadas. O que há é a previsão no sentido de que as medidas passam a ser mais restritivas, caso alguma região passe de moderado para alto", explicou o prefeito Eduardo Paes.
"O recado mais importante é para a população. Parece que há uma parte da população que tem que cuidar o verão com toda intensidade. Um exemplo: a roda de samba tradicional da Pedra do Sal virou às segundas feiras um baile funk. Não vai mais acontecer. Determinei que apreenda as caixas de som e equipamentos. Estou falando também com os mais jovens. Vão para a balada, acham que estão no verãozão e vão para a casa, viver com os mais idosos. Não é admissível que a gente continue nesse ritmo. As restrições estão colocadas já há duas, três semanas", falou.
Com a alta no risco da doença em todas as regiões, o prefeito informou que as medidas de restrições serão intensificadas. "Estão curtindo o verão como se não houvesse amanhã. Vamos tomar medidas mais intensas para que as pessoas entendam que não dá para curtir a vida a valer. Dá para sair, ir para os espaços públicos, comércios estão abertos. Mas não dá para as pessoas continuarem, e me refiro aos mais jovens aqui, tenham consciência".
O prefeito ainda pediu que a população tenha consciência. "Esse verão não é igual aquele que passou. Aqueles que acham que vão ficar na balada, nas festas: deixem de ser burros. Vocês estão matando pessoas. Ninguém está proibido de frequentar espaços públicos, mas tenham consciência", afirmou Paes.
A Prefeitura segue na tentativa de abrir leitos nos hospitais municipais. Cinquenta novos foram abertos na última semana: 10 no hospital Souza Aguiar, no Centro; 10 no Salgado Filho, no Méier; 10 no hospital da Piedade; e outros 20 no hospital Clementino Fraga Filho, no Fundão.