Mais Lidas

Enem 2020 termina com recorde de abstenções

Ao fim do segundo dia do exame, ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse já esperar número alto

Inscritos no Enem 2020 chegam à Uerj, na Zona Norte do Rio, um dos locais para a realização da prova
Inscritos no Enem 2020 chegam à Uerj, na Zona Norte do Rio, um dos locais para a realização da prova -
Os estudantes fizeram neste domingo a segunda prova do Enem 2020 e o que se viu pelo Brasil foi uma movimentação ainda menor do que da semana passada, quando houve abstenção recorde de 51,5%. Em um ano atípico com a pandemia de covid-19, o ministro da Educação, Milton Ribeiro não se disse surpreso com o alto número.
"Em 2009, nós tivemos 37% de abstenção. Não tinha pandemia nem crise financeira. Em 2019 foram 23% de abstenção. Então, era esperado um número maior desta vez. Nos últimos dias, tivemos recorde de inscrição de treineiros, porque a inscrição era de graça. Imagina o pai de um adolescente de 16 anos vendo o que aconteceu no Amazonas (falta de oxigênio para os doentes com vocid-19). A mãe vai virar para o filho e falar que não precisa ir", afirmou o ministro, que durante o dia esteve uma escola em São Vicente e acompanhou o fim do exame em uma unidade de ensino em Santos.
Além da abstenção recorde, houve também muitos casos de pessoas contaminadas com covid-19 que não compareceram aos exames, assim como de estudantes que não puderem ficar em suas salas por causa da lotação. Para esse grupo, a nova prova acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O ministro também falou sobre a situação específica dos estudantes barrados por causa da lotação nas salas. E garantiu que eles farão a prova em fevereiro. "Por falha de planejamento, eles não vão ser prejudicados. Eles vão, de fato, ter a oportunidade de fazer a prova".
Questões do segundo dia
Neste segundo dia, o Enem trouxe questões de matemática e de ciências da natureza (45 cada uma). Entre os termas abordados, falou-se de derramamento de óleo, câncer e manifestações. Entretanto, a pandemia de covid-19 não foi tratada, assim como na semana passada. O único assunto sobre vírus neste domingo foi sobre a Aids, numa questão de Biologia.
Os portões foram abertos às 11h30, com as provas aplicadas de 13h30 a 18h30. O gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até esta quarta-feira (27) e as notas no dia 29 de março. Depois, os estudantes podem pleitear uma vaga no ensino superior.
Mas, antes, quem foi diagnosticado com covid-19 ou apresentou sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até o momento do exame e não pôde comparecer ao local de prova, deve entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir desta segunda-feira (25), eles podem fazer o pedido na Página do Participante.