Mais Lidas

Carnaval 2021: blocos não oficiais do Rio decidem não sair para as ruas 

Grupo acredita que este não seja o momento propício para a realização de uma das maiores festas do país

Desliga dos Blocos veta carnaval em 2021
Desliga dos Blocos veta carnaval em 2021 -
Rio - A liga dos blocos não oficiais da cidade do Rio, o Desliga dos Blocos, decidiu não colocar os blocos nas ruas em 2021 por causa da pandemia da covid-19. Assim como o atual prefeito Eduardo Paes, que descartou a possibilidade do carnaval acontecer em julho, o grupo acredita que este não seja o momento propício para a realização de uma das maiores festas do país.

De acordo com um dos participantes do Desliga dos Blocos, Luis Otavio Almeida, não há condições da festa ser a mesma. "É certo que teremos que reinventar o nosso carnaval e que neste ano o encontro, a folia nas ruas, os abraços, os beijos descompromissados e as paixões de carnaval não vão existir como as conhecemos", conta o integrante.
O movimento do Desliga dos Blocos não vê legitimidade na Prefeitura nem para autorizar nem para vetar a festa. "O que fará que ela não aconteça é o senso de responsabilidade das ligas, dos blocos e dos foliões", reflete Luis Otavio. Ele completa: "Quando a pandemia passar, com certeza iremos paras as ruas, independentemente do mês e do ano".
O integrante do movimento estima que o Desliga dos Blocos tenha mais de 50 blocos adeptos à iniciativa em defesa do Carnaval Livre. Aos foliões que fazem parte do Desliga dos Blocos, Luis faz um pedido: "Curtam o carnaval em casa", pede o integrante.
Sebastiana também veta a festa de carnaval 
Para a Sebastiana, Associação de Blocos de Rua do Rio, foi um alívio receber a informação do cancelamento definitivo para o carnaval 2021. "O retorno dos blocos às ruas só poderá se dar quando houver vacina e imunização de toda a população, condição essa que assegure todos. Outras prioridades se colocam no sentido de que se possa reerguer o Rio, principalmente no que toca a saúde e o trabalho. Para nós, o mais importante nesse momento é o cuidado com as pessoas, o controle da pandemia e o respeito à vida e ao luto das famílias", disse em nota.


Punição para quem descumprir a medida

Procurada, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) informou que ainda não há um planejamento consolidado para a aplicação de penalidades para os foliões que decidirem comemorar a data de fevereiro e julho nas ruas. No entanto, de acordo com o secretário da Seop, Breno Carnevalle, a secretaria está fazendo operações diárias de fiscalização e que as legislações municipais serão cumpridas.

"Pode ocasionar infrações administrativas e multas. Estamos trabalhando para que as medidas de proteção à vida sejam cumpridas, nos termos da resolução elaborada pela secretaria de saúde", alertou o secretário.

A Polícia Militar também informou que não há um planejamento definido. A PM ressaltou ainda que equipes têm desenvolvido um amplo trabalho de conscientização desde o início da pandemia. "Muito mais do que uma questão de segurança pública, esta é uma questão de respeito ao próximo. A Polícia Militar segue à disposição para apoiar as necessidades solicitadas pelos órgãos fiscalizadores em suas respectivas ações. Os policiais militares estão instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo no contato com os cidadãos", disse em nota.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes