Bolsonaro transmite live com lata de leite condensado em cima da mesa

Depois de atacar a imprensa, o presidente da República se mostrou chateado com as críticas sobre os gastos públicos do Executivo em 2020

Presidente da República Jair Bolsonaro, ao do seu intérprete de libras, Fabiano Guimarães da Rocha e do ministro Wagner Rosário, da Controladoria Geral da União
Presidente da República Jair Bolsonaro, ao do seu intérprete de libras, Fabiano Guimarães da Rocha e do ministro Wagner Rosário, da Controladoria Geral da União -
A tradicional live que o presidente da República, Jair Bolsonaro, faz às quintas-feiras para apoiadores em suas redes sociais teve um elemento especial nesta última quinta (28): uma lata de leite condensado em cima da mesa. Em meio à repercussão dos gastos do Executivo federal, que chegaram a R$ 1,8 bilhão em alimentos - aumento de 20% em relação a 2019 - Bolsonaro se mostrou incomodado com críticas da imprensa e disse que, às vezes, acaba “explodindo”.
A decisão de fazer a transmissão com a lata em cima da mesa veio depois de reportagem do portal Metrópoles, que indicava, segundo o Portal da Transparência, que todos os órgãos do Executivo federal gastaram mais de R$ 15 milhões só com leite condensado, além de outros gastos com alimentos.
Mais cedo, em um encontro com autoridades, o presidente da República já havia atacado a imprensa em resposta às críticas sobre os gastos com alimentos: “Leite condensado? Vai para a PQP. É para enfiar no rabo de vocês da imprensa”, afirmou, ouvindo aplausos dos que estavam presentes na reunião, como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Já à noite, durante a live semanal realizada, Bolsonaro voltou a ironizar os gastos divulgados: “Eu não posso ficar preso aqui na Alvorada, com um milhão de latas de leite condensado aqui embaixo, como parte da mídia diz, e deixando o povo que se vire lá fora”, disse, ao comentar suas aparições em aglomerações com apoiadores, em meio à pandemia da covid-19.
Ao falar sobre as críticas recebidas, ele se mostrou chateado e tentou justificar seu comportamento ao xingar a imprensa: “A gente fica chateado, acaba de vez em quando explodindo, saindo do comportamento, não adianta falar que a gente vai mudar, porque não vou. Mas tudo bem”, afirmou.
“Somos receptivos a críticas, mas é impressionante como, com qualquer notícia em um site qualquer que vai para imprensa, a forma como o governo é desgastado. A gente fica chateado, porque a gente está fazendo a coisa certa, não é fácil fazer a coisa certa”, declarou o presidente.
Ainda no início da transmissão, o presidente também afirmou que a volta do auxílio emergencial iria “quebrar o Brasil” e voltou a criticar as medidas de isolamento social, em meio a um novo crescimento no número de casos e mortes por Covid-19.