Mais Lidas

INSS vai mudar concessões

Pedido de benefício conseguido na Justiça agora será automático

Expectativa é de mais rapidez para liberar benefícios no INSS
Expectativa é de mais rapidez para liberar benefícios no INSS -

A demora nas concessões de benefícios do INSS, que tem deixado 1,2 milhão de brasileiros à espera de pensões por morte, auxílios-doença, aposentadorias, revisões, entre outros requerimentos, não é novidade. Por conta dessa lentidão superior ao prazo legal (45 dias), os segurados têm recorrido à Justiça. Mas, mesmo assim, a concessão do benefício demora. À reportagem, o INSS informou que medidas estão sendo tomadas para acelerar todo esse trâmite. Uma delas é a implementação automática de benefícios judiciais. Ou seja, o segurado que tiver o pedido concedido por meio judicial não precisará esperar uma 'eternidade'.

"O INSS promoverá a qualificação dos requerimentos para reduzir o número de pedidos em exigência, e a desburocratização e a simplificação de processos para acelerar a análise", informou o instituto.

Mas o que é isso? "A qualificação de requerimentos se baseia na organização das bases cadastrais do INSS, por meio de um processo chamado Master Data Management (MDM), cujo objetivo é a produção de uma base mais atualizada em relação ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e à folha de pagamentos, além do eSocial, CadÚnico, CPF, entre outros. Ou seja, compreende o cadastro de diversos órgãos do governo".

"A qualificação de requerimentos busca evitar que o segurado, por desconhecimento, deixe de anexar documentos fundamentais para o servidor do INSS analisar e deferir o benefício, gerando retrabalho para o segurado e para o servidor, que terá que analisar o mesmo processo duas vezes, caso o coloque em exigência e, principalmente, isso reduzirá o prazo para a decisão ao evitar essa colocação em exigência", diz o presidente do INSS, Leonardo Rolim.