Mais Lidas

Triste recorde da VK

Bairro da Zona Oeste lidera ranking dos tiroteios pelo terceiro ano consecutivo

A Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, pela terceira vez consecutiva, foi o bairro que registrou mais tiroteios no período de um ano. Em 2020, foram 319 ocorrências de disparos de arma de fogo na região, de acordo com a plataforma Fogo Cruzado.

Uma das vítimas da violência no local foi o montador de móveis Adilson Arcanjo Ferreira, de 49 anos. Ele foi baleado em maio do ano passado, quando passava pela Avenida Brasil, na altura da Vila Kennedy. "Eu estava trabalhando, passando de carro com um colega de trabalho, estava no banco do carona, a bala veio do nada e me atingiu", conta Adilson.

Ele foi atingido no pescoço e ficou 40 dias internado. "Se você acredita em milagre, pode ter certeza de que eu sou um", complementou.

Segundo o Fogo Cruzado, esses tiroteios, que aconteceram quase diariamente, fizeram 30 vítimas na Vila Kennedy, sendo 15 delas fatais. O laboratório de dados apurou ainda que o bairro dobrou os registros de disparos de arma de fogo da Cidade de Deus, que é a segunda colocada no ranking, com 123 tiroteios, em 2020.

O relatório também aponta que em apenas 28 dos 319 tiroteios houve a presença de agentes de segurança. Procurada, a Polícia Militar informou que o 14º BPM (Bangu) realiza o policiamento ostensivo visando diminuir os índices de criminalidade na região e, por isso, mantém uma base no interior da comunidade da Vila Kennedy.