Mais Lidas

Argentina firma acordos para 62 milhões de doses de vacinas

País tem uma população de 44 milhões de pessoas

Presidente da Argentina, Alberto Fernández
Presidente da Argentina, Alberto Fernández -
Buenos Aires - O ministro argentino da Saúde, Ginés González García, afirmou nesta quarta-feira que o país tem contratos de abastecimento de vacinas contra a covid-19 para 62 milhões de doses.
"O número que temos hoje é bastante claro: temos 30 milhões (de doses) da vacina russa (Sputnik V), 22,4 milhões da AstraZeneca, mais 1,2 milhão também desta vacina e 9 milhões pelo mecanismo Covax", disse o ministro durante uma exposição perante a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
Segundo estes dados, o ministro disse que o governo tem contratos para imunizar toda a população argentina maior de 18 anos.
Embora não tenha dado detalhes sobre o cronograma de entregas para a campanha de vacinação, o ministro estimou que a Argentina tem "assegurado o estoque (de vacinas) até julho".
A Argentina recebeu até o momento 820.000 doses da vacina Sputnik V, do laboratório russo Gamaleya, para abastecer a campanha de vacinação voluntária, iniciada em 29 de dezembro.
Até o momento é a única vacina que tem disponível em seu território.
Segundo informou o ministro, foi apresentado à Rússia um pedido para ampliar o contrato de abastecimento original até chegar a 30 milhões de doses.
"Sabemos que o instituto Gamaleya está procurando uma planta de produção na Argentina para a sua vacina", disse o ministro, destacando que é "uma negociação entre particulares".
"Negociamos com vários fornecedores e temos certeza de ter provisão de várias vacinas", afirmou, ao descrever a situação de aquisição de imunizantes em nível internacional como uma "verdadeira guerra".
O ministro informou que o governo argentino também está em negociações com a Janssen (do grupo Johnson & Johnson) e com os chineses CanSino e Sinopharm.

Outro contrato com a Pfizer foi mal sucedido, devido aos requerimentos contratuais do laboratório, incompatíveis com as leis argentinas, indicou o ministro.

Segundo estimativas da pasta da Saúde com base no plano de vacinação projetado, a Argentina "poderá ter uma imunidade de rebanho depois de julho", informou González García.
"Até lá, vamos diminuindo a mortalidade e os efeitos graves" da doença mediante a vacinação, explicou.

Segundo o informe desta quarta-feira, a Argentina registrou 1.962.727 contágios e 48.539 falecidos em uma população de 44 milhões de habitantes.