Mais Lidas

Volta Redonda tem 35 mil inscritos para vacinação contra a covid-19

Dos cadastrados, 795 têm mais de 90 anos

Secretaria de Saúde de VR pretende vacinar os primeiros 400 idosos acima de 90 anos, nesta quarta-feira, dia 10
Secretaria de Saúde de VR pretende vacinar os primeiros 400 idosos acima de 90 anos, nesta quarta-feira, dia 10 -
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda iniciou na última segunda-feira, dia 08, o cadastramento para vacinação contra a covid-19 para os idosos acima de 90 anos. A inscrição também foi aberta para quem tem de 60 a 89 anos de idade, além de pessoas acamadas de qualquer idade. Segundo a SMS, existem 35 mil cadastros feitos, o que representa cerca de 15% da população de Volta Redonda.
Através das inscrições, de imediato foram identificados 795 idosos acima de 90 anos. Desses, 400 já serão vacinados amanhã, dia 10, na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no horário escolhidos no cadastro prévio, feito pelo site da Prefeitura de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF) com mais idosos agendados para a vacinação são: Vila Mury (40); Jardim Paraíba (38); Monte Castelo (37); Conforto (28); São Geraldo (21); Retiro 1 (13) e Retiro 2 (13).
A vacinação nos idosos em Volta Redonda seguirá a ordem decrescente, começando pelos acima de 90 anos de idade, seguindo para os de 80, 70 e 60 anos consequentemente, seguindo a determinação do Ministério da Saúde. A Secretaria informou que está previsto para chegar ao município uma nova remessa de vacinas nesta quinta-feira, dia 11. As doses vão ajudar na imunização dos idosos.
No caso de quem não possui acesso à internet, a Secretaria recomenda que o idoso a ser vacinado ou algum familiar procure a unidade de saúde mais próxima ou que costuma frequentar para poder realizar o cadastro da vacinação. É necessária a apresentação de um documento de identidade com foto.
Acamados de qualquer idade também poderão se cadastrar no site para receber a aplicação da vacina no próprio domicílio. Familiares dos acamados sem acesso à internet podem procurar as unidades de saúde para pedir a vacina. Com os dados informados, a Secretaria de Saúde entrará em contato para que ocorra a aplicação do imunizante.
Profissionais da Saúde ainda não vacinados, assim como estudantes da área que fazem estágio em pontos de atendimento a pacientes que agendaram a vacina para os dias 10 e 11, vão ser remarcadas. Os profissionais serão remarcados de acordo com a disponibilidade de vacinas.
Perguntas e respostas
1 – Quando começa a vacinação dos idosos na cidade?
Nesta quarta-feira, dia 10, para maiores de 90 anos, respeitando a ordem decrescente da idade. No primeiro dia de vacinação serão 400 pessoas; A previsão é terminar a vacinação desse público até sexta-feira. Até o momento são 795 inscritos.
2 – Vou ser vacinado na data em que agendei no cadastro?
A data escolhida durante o cadastro será utilizada para o agendamento das doses quando novos lotes da vacina chegarem. Por isso não é a garantia de que aplicação da vacina será realizada nesse mesmo dia, pois depende do envio de novas doses pelos governos Estadual e Federal para o município.
3 – Preciso ir à unidade de saúde antes de ser informado sobre a minha data de vacinação?
Não. Evite sair de casa e aglomerar nas unidades de saúde. Os canais de contato disponibilizados no ato do seu cadastro serão utilizados pela Secretaria de Saúde para informar sobre a data da sua vacinação. Fique atento às mensagens de Whatsapp, contatos telefônicos ou e-mail, além das mídias oficiais da Prefeitura. Para evitar golpes não serão solicitados códigos de confirmação e qualquer dado pelo Whatsapp ou telefone. Em caso de dúvida, envie uma mensagem de texto para o Whatsapp (24) 3339-9654.
4 – Quais são as prioridades nas próximas etapas da vacinação?
Maiores de 90 anos, acamados e profissionais de saúde que já estavam agendados; maiores de 80 anos; maiores de 70 anos; maiores de 60 anos; profissionais e estudantes da saúde com idade inferior a 60 anos que comprovem o exercício das funções em saúde.
5 – Quem é do grupo prioritário e não se cadastrou, ainda deve se cadastrar?
Sim. O cadastro é a alternativa mais segura para que as doses sejam agendadas e os públicos prioritários sejam atendidos o quanto antes, de acordo com a chegada de novas doses. O agendamento poderá ser feito pelo site da prefeitura: www.voltaredonda.rj.gov.br.
A Prefeitura de Volta Redonda destacou que está atenta e informou que pessoas que tentam burlar as regras de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde podem responder criminalmente por falsidade ideológica ao Ministério Público.