Mais Lidas

UFRJ é eleita a melhor instituição de ensino superior do Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro é a única representante do país entre as 250 melhores do mundo em estudo espanhol

UFRJ
UFRJ -
Rio - Um estudo espanhol classificou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como a melhor universidade do Brasil e a segunda melhor da América Latina. De acordo com o Webometrics Ranking of World Universities, UFRJ é a única representante do país entre as 250 melhores universidades do mundo.
O estudo, feito pelo Conselho Superior de Investigações Cientificas desde 2004, mostrou que a universidade saltou 72 posições em apenas um ano. Em janeiro de 2020, a UFRJ ocupava a 275ª posição na pesquisa. Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro passou para a 203ª posição. 
Dessa forma, a UFRJ foi classificada na frente de instituições como a Universidade de Sorbonne (França), a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade de Manchester (Inglaterra). Na América Latina, a instituição está atrás apenas da Universidade Nacional Autônoma do México, que ocupa a 113ª posição mundial. 
“A UFRJ se mantém na liderança nacional devido ao esforço conjunto de seu corpo social, que tem enfrentado enormes desafios com muita perspicácia e comprometimento. Somos uma instituição que permanece atendendo aos interesses do Estado e da sociedade brasileira, apesar das dificuldades orçamentárias e de infraestrutura física. Nosso capital humano vem conseguindo se impor mesmo com a pandemia. Somos um dos orgulhos da nossa nação. Certamente, com mais investimento poderíamos estar em posição ainda melhor entre os líderes mundiais, projetando o Brasil positivamente”, afirmou a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.
A pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior órgão público de pesquisas da Espanha, é feita em mais de 200 países. O estudo tem o objetivo de avaliar 31 mil institutos de ensino superior ao redor do mundo.