Mais Lidas

Grupo de Trabalho do Governo visita Teresópolis para acompanhar obras anunciadas no mês passado

Governo itinerante esteve no município no dia que completou 10 anos da tragédia da Região Serrana

Demolição de imóveis interditados no bairro da Posse  em Teresopolis
Demolição de imóveis interditados no bairro da Posse em Teresopolis -
Um mês após a transferência da sede do Governo do Estado para a Serra, que marcou os 10 anos da tragédia causada pelas chuvas na região, o governador em exercício Cláudio Castro determinou que um grupo de trabalho acompanhe as ações anunciadas durante o programa Governo Presente em Nova Friburgo, Teresópolis, Areal e Petrópolis. Nesta quinta-feira (11/02), a equipe, formada por técnicos das pastas e órgãos estaduais, e os secretários de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, serão recebidos e acompanhados pelo prefeito Vinicius Claussen.

Nos últimos 30 dias, diversas ações avançaram, como a recuperação de encostas, pagamento de aluguel social para vítimas da tragédia, início de atendimento a desempregados nas Casas do Trabalhador, limpeza de rios e córregos e inauguração do Polo Cederj, de ensino superior à distância.

Serão vistoriadas intervenções e lançada a duplicação da Ponte do Imbuí, em Teresópolis. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras vão melhorar o acesso ao bairro Caleme. Na cidade, o Estado vai anunciar ainda a demolição de sete imóveis ao longo do Rio Príncipe para intervenções ambientais. Outras oito unidades habitacionais já foram demolidas.

Também nesta quinta-feira, o Governo do Estado inaugura um Polo Cederj em Teresópolis, no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro Várzea. A unidade vai oferecer os cursos de Geografia e de Pedagogia a partir do próximo dia 20. Além do 35º polo do estado, os moradores da cidade poderão contar com uma escola da Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e do Pré-Vestibular Social.

“Determinei por meio de decreto a criação de um grupo de trabalho para que possamos acompanhar de perto todas as obras, melhorias e ações que anunciamos e lançamos na Região Serrana. Esse é um trabalho de transparência, de prestação de contas para a população. No total, vamos investir mais de R$ 500 milhões nas cidades. O Governo Presente será permanente nesta gestão. É uma importante iniciativa, que nos aproxima dos municípios e das demandas de cada região. Vamos ampliar o projeto e estaremos na Baixada Fluminense nas próximas semanas”, anunciou o governador em exercício.