Mais Lidas

'Quero ver quebrar plaquinha na cadeia', diz Anielle Franco

Políticos e personalidades de oposição comentaram a prisão do deputado federal Daniel Silveira na noite desta terça-feira

O deputado estadual Rodrigo Amorim quebrou a placa de Marielle na campanha ao lado do deputado federal Daniel Silveira. Os dois são do PSL
O deputado estadual Rodrigo Amorim quebrou a placa de Marielle na campanha ao lado do deputado federal Daniel Silveira. Os dois são do PSL -
Rio - Políticos e personalidades de oposição comentaram a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar foi preso na noite desta terça-feira, através de um mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, após gravar um vídeo em que atacava membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e incitava um "novo AI-5" contra eles. 
Pelo Twitter, Anielle Franco escreveu: "Quero ver quebrar plaquinha na cadeia", em referência ao episódio em que o parlamentar quebrou a placa feita em homenagem à sua irmã, a vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL-RJ), durante as eleições de 2018.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) foi outro que lembrou do episódio da placa, e afirmou que Silveira "é a imagem do banditismo bolsonarista que atenta contra a Democracia e o Estado de Direito".
O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se posicional, dizendo que irá "conduzir o atual episódio com serenidade e consciência" de suas responsabilidades "com a Instituição e a Democracia". 
Além de políticos da oposição, aliados também comentaram o caso, defendendo Silveira. O deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) chamou a decisão de Moraes de "abuso de autoridade" e citou a imunidade parlamentar. 
O governador do Maranhão, Flávio Dino, por sua vez, defendeu a prisão e disse que "imunidade não é impunidade". "Há um evidente ataque de milícias contra a democracia, que deve ser repelido", concluiu. 
Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ), foi outra a defender a decisão do STF. "O Supremo Tribunal Federal reagiu à agressão ao Estado Democrático de Direito e apologia ao AI-5. Este é o significado da prisão em flagrante do deputado apoiador da ditadura Daniel Silveira. Alexandre de Moraes agiu em defesa da Democracia", escreveu.