Mais Lidas

Sem acordo com a Lamsa, Paes quer nova licitação da Linha Amarela até junho

Prefeito do Rio cumpriu agenda na Cidade das Artes na manhã deste sábado

Prefeito do Rio, Eduardo Paes cumpriu agenda na Cidade das Artes na manhã deste sábado
Prefeito do Rio, Eduardo Paes cumpriu agenda na Cidade das Artes na manhã deste sábado -
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse, neste sábado, que pretende começar ainda neste semestre a licitação dos pedágios da Linha Amarela. O anúncio foi feito neste sábado, antes de encontro entre a prefeitura e administradores regionais, subprefeitos e vereadores, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
"A minha ideia é que a gente volte a licitar a Linha Amarela para uma empresa que cobre um valor justo. O valor ainda não está definido, mas será bem mais baixo", explicou.
Segundo o prefeito, a decisão ganhou força após a negociação com a Lamsa não caminhar para um acordo. "Nós fizemos uma proposta para a Linha Amarela, a Lamsa, de algo em torno de R$ 3,00, e não houve um entendimento dessa negociação. Então, o processo de encampação vai continuar. Amanhã (domingo), o secretário Calero e o procurador geral do município vão iniciar o processo de registro patrimonial da Lamsa, de todos os bens, que vão ser incorporados por essa encampação", comenta.
Paes relembra que as tratativas acontecem desde o período de campanha. "A gente tentou desde o início. Eu disse na campanha: nós não somos contra o pedágio. O pedágio é possível de ser praticado, mas precisa ter um preço justo. De fato, o preço estava absurdo. Tanto que, no meu outro governo, em 2015, a gente não deu o reajuste e começou essa discussão", disse Paes.
Questionado sobre o prazo para a abertura da licitação, o prefeito Eduardo Paes disse que pretende concluir o processo ainda no primeiro semestre. "Pretendemos fazer isso ainda no primeiro semestre", diz.
Sobre a possibilidade de a ex-concessionária da via cobrar na justiça alguma restituição, o prefeito diz não temer por um revés. "Vai ter que ser apurado, mas a prefeitura entende que eles cobraram um valor maior por muito tempo. Se bobear, vai ter até indenização da parte deles para a prefeitura", concluiu.