Mais Lidas

Subprefeitura de Jacarepaguá realiza ação de limpeza na Avenida Ayrton Senna

Local com vegetação densa escondia pessoas em situação de rua

Subprefeitura de Jacarepaguá realiza ação de limpeza no canteiro da Avenida Ayrton Senna
Subprefeitura de Jacarepaguá realiza ação de limpeza no canteiro da Avenida Ayrton Senna -
Rio - A Subprefeitura de Jacarepaguá realizou, nesta quarta-feira (24), uma ação de limpeza ação nos canteiros do acesso à Avenida Ayrton Senna, às margens do Canal Arroio Fundo, em local próximo ao Sesc/Senac. A operação contou com a participação das Secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e de Conservação, Comlurb, Guarda Municipal, e apoio da Polícia Militar.
A área fica no limite dos bairros da Cidade de Deus, Freguesia e Gardênia Azul, em Jacarepaguá. Segundo a Subprefeitura, o local com densa vegetação escondia uma concentração de pessoas em situação de rua, a maioria usuários de álcool e drogas.
"Precisamos dar dignidade a essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e não podemos admitir invasões de área públicas. Estamos atentos e faremos outras ações, assim como foi feito sob o viaduto da Linha Amarela, no final da Avenida Edgard Werneck", explica a subprefeita Talita Galhardo.
A Subprefeitura informa que foram desmontados 32 barracos de papelão e madeira, com condições muito precárias. A equipe da Assistência Social conversou com mais de 15 pessoas, entre homens, mulheres e adolescentes e nenhum deles aceitou ir para abrigo da Prefeitura. Todos receberam encaminhamento para procurar uma unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em nota, a Subprefeitura descreve que muitos saíram assim que viram a aproximação dos veículos envolvidos na operação.
A ação também contou com uma equipe da Coordenadoria de Saúde da AP4 e foi constatado que todos já tinham sido abordados anteriormente. Dois deles foram encaminhados para atendimento médico no posto de Saúde da Cidade de Deus.
A CAPS-AD, serviço público que prevê tratamento e reinserção social para usuários de álcool e drogas, atua na região onde aconteceu a ação, tendo contado aproximadamente 80 pessoas. Todos os abordados na operação desta quarta-feira já tinham cadastro na Saúde, inclusive uma grávida, que afirmou estar fazendo pré-natal e não quis acompanhar a equipe da Saúde até o posto.
A ação contou com uma equipe de 43 agentes e foram utilizados: uma retroescavadeira, seis caminhões (um caminhão cesto, um truncado e quatro basculantes), duas vans e três veículos. Foram feitos 250 metros de poda nas margens da via, para melhorar a visibilidade. Também foram posicionados 80 metros lineares de defensas de concreto para impedir o despejo irregular de entulho nas margens da via do Sesc. Ao todo foram retiradas 60 toneladas entre resíduos sólidos e galhos.