Mais Lidas

Governo adianta cronograma e 400 mil doses da vacina Sputnik V chegarão neste mês

Ao todo, até maio, o Brasil receberá 10 milhões de imunizantes do laboratório russo

A Rússia autorizou o uso da Sputnik V em agosto passado
A Rússia autorizou o uso da Sputnik V em agosto passado -
Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a previsão da chegada de 400 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia pelo laboratório Centro Gamaleya, contra a Covid-19 até o fim de março. Ao todo, até maio, o Brasil receberá 10 milhões de imunizantes russos. 
De acordo com a pasta, a negociação está em processo das tratativas finais para a compra da vacina. O contrato é de R$ 639,6 milhões. Entretanto, a vacina ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
A informação divulgada nesta quarta-feira é uma mudança em relação ao cronograma anterior, que havia estabelecido a chegada das primeiras doses para abril e a entrega final até junho. Em nota, o ministério disse que a nova data ainda pode sofrer mudanças.
O ministério, ainda, disse que com a incorporação da tecnologia da produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com a aprovação da Anvisa, a União Química, farmacêutica responsável no Brasil pela vacina russa, deverá produzir no país 8 milhões de doses por mês.
Além da entrega de 400 mil doses neste mês, há mais duas datas para liberação das vacinas russas. Confia no cronograma abaixo: 

Março: 400 mil (importadas da Rússia)

Abril: 2 milhões (importadas da Rússia)

Maio: 7,6 milhões (importadas da Rússia)

Total: 10 milhões de doses
A vacina desenvolvida na Rússia é aplicada em duas doses. Os resultados publicados na revista científica 'The Lancet' apontam que a Sputnik V teve eficácia de 91,6%.