Mais Lidas

Funcionários demitidos serão indenizados pelo BRT

Os 100 trabalhadores da categoria dispensados pelo BRT receberão 40% de FGTS, 13º salário, seguro desemprego e multa indenizatória. Mais cedo, prefeitura anunciou que irá assumir a administração do BRT até nova licitação

Retirada da concessão do sistema de bilhetagem eletrônica e do BRT
Retirada da concessão do sistema de bilhetagem eletrônica e do BRT -
Rio - Os 100 funcionários do BRT dispensados recentemente serão indenizados após o anúncio da demissão em massa. A decisão veio em assembleia realizada pelo Sindicato dos Rodoviários, na tarde desta quarta-feira (3). O BRT deverá pagar todos os direitos dos profissionais. O acordo deve ser oficializado no próximo dia 9. 
"Os funcionários irão receber 40% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), 50% da multa do artigo 477 da CLT - que determina que quando um funcionário é demitido o valor tem que ser pago em 10 dias; caso contrário é aplicada multa de 1 salário vigente do profissional -, 13° salário, férias proporcionais com 1/3 e seguro desemprego. A rescisão de contrato será paga em 12 parcelas", explicou José Carlos Sacramento, vice-presidente do sindicato. A expectativa é de que o pagamento das verbas rescisórias começará a ser feito no prazo de três dias pela empresa após a homologação.
Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes anunciou que a administração do BRT sairá das mãos da concessionária atual e passará para o comando da pprefeitura, até uma nova licitação. "De forma amigável, vamos tirar o contrato de concessão dos três corredores, Transolímpica, Transoeste, e Transcarioca, além da TransBrasil (ainda em construção na Avenida Brasil). E a prefeitura pretende licitar novamente. Sairiam esses consórcios existentes. Nós vamos ter que viver um período de transição", explicou Paes.