Mais Lidas

Fila quilométrica para vacinação em Duque de Caxias

Cidade é a primeira do Estado que irá vacinar idosos com 60 anos. A prefeitura instalou nove pontos de imunização em Xerém

Caxias amanheceu com filas enormes para campanha de vacinação contra a Covid-19
Caxias amanheceu com filas enormes para campanha de vacinação contra a Covid-19 -
Rio - Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, inicia nesta sexta-feira (5) a imunização de pessoas com mais de 60 anos. Desde de as primeiras horas do dia, filas quilométricas foram registradas em vários pontos da cidade. A vacinação será realizada em sistema drive thru. Ao todo, são seis mil doses disponibilizadas nos postos.
A partir das 7h a Secretaria Municipal de Saúde inicia a vacinação que vai acontecer em nove pontos de instalados no distrito de Xerém. A Prefeitura de Duque de Caxias diz que não é preciso apresentar comprovante de residência.
A imunização se estende para idosos com idades acima de 80 anos que ainda não receberam a primeira dose.
Mais de 22 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas CoronaVac e Astrazeneca em Caxias, segundo a prefeitura.
VEJA QUAIS SÃO OS PONTOS DE VACINAÇÃO
. Praça da Mantiquira (em sistema drive thru)
. Praça de Xerém
. Praça do Amapá
. Praça do Capivari
. Praça da Vila Santa Alice
. Praça da Vila dos Blocos
. Praça da Vila Canaã
. Praça do Santo Antônio
. Praça do Jardim Olimpo
RECOMENDAÇÃO
O Ministério Público Estadual recomendou ao prefeito Washington Reis para que seja observado o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 e que dê prioridade às pessoas com idades mais elevadas na imunização.
De acordo com o órgão, a letalidade é maior entre os mais velhos e dessa forma evita-se que pessoas mais jovens sejam vacinadas antes que pessoas mais idosas.
A Prefeitura de Duque de Caxias tem até 48 horas para se posicionar.
NÃO HÁ DOSES PARA TODOS
O prefeito Washington Reis disse que serão aplicadas 6.100 doses no município, ou seja, não há vacina para todos. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Caxias tem aproximadamente 80 mil idosos na faixa etária de 60 e 80 anos. 
"No Brasil e no mundo, não tem dose para todo mundo. O que pode causar confusão é não informar as pessoas. A Vacina não é pra ficar guardada na geladeira", disse o chefe do executivo municipal.