Mais Lidas

Cronograma muda e Brasil terá menos 8,6 milhões de doses de vacina em março

Planejamento previa 46 milhões para serem aplicadas neste mês. Redução aconteceu devido a atrasos

Governo contava com 400 mil doses da Sputinik V, mas estas só devem chegar em abril
Governo contava com 400 mil doses da Sputinik V, mas estas só devem chegar em abril -
Brasília - O Ministério da Saúde divulgou um novo cronograma para a entrega de vacinas para este mês. A mudança no planejamento gerou a redução de 8,6 milhões de doses em relação ao que foi anunciado em fevereiro. No mês passado, a pasta previa a entrega de 46 milhões de imunizantes. Com isso, o total esperado para março ficou em 37,4 milhões. 
De acordo com o ministério, quatro milhões de doses da Astrazeneca que seriam importadas da Índia não devem chegar a tempo e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz a vacina no Brasil, recebeu atrasado os insumos da China. O governo contava ainda com 400 mil doses da Sputinik V, mas estas só devem chegar em abril. 
A quantidade de vacinas disponíveis para este mês ainda pode ser menor já que o ministério leva em conta 8 milhões de doses da Covaxin, fornecidas pelo laboratório Bharat Biotech. Porém, eles ainda não entraram com pedido de autorização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A pasta afirma que o cronograma é recebido pelos fornecedores e que depende da entrega dos laboratórios para enviar as doses aos estados e Distrito Federal. Por isso, o cronograma está sujeito a alterações e em constante atualização.
A pasta está em tratativas, ainda sem fechar contrato, com quatro laboratórios: União Química, Pfizer, Janssen e Moderna.
Na segunda quinzena de março, está prevista a entrega de 3,8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford – será o primeiro lote produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. Também são esperados mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante, adquiridos via consórcio Covax Facility.
Butantan
Os próximos lotes da vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan serão entregues ao Ministério da Saúde em remessas semanais ao longo de março. O cronograma recebido pela pasta prevê um total de 22,7 milhões de doses do imunizante no mês – no total, serão nove entregas, escalonadas entre os dias 3 e 31 de março.
Assim que os imunizantes são entregues ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o Ministério da Saúde organiza a divisão de forma proporcional e igualitária aos estados e Distrito Federal. Posteriormente, a doses são enviadas às Unidades da Federação (UF), responsáveis por distribuir as vacinas a todos os municípios brasileiros.
Por conta das entregas semanais, a distribuição das vacinas do laboratório também será feita pelo Ministério da Saúde a cada semana ao longo de março, de acordo com o real quantitativo de doses entregues à pasta. A próxima remessa, prevista inicialmente em 2,6 milhões de doses, será enviada aos estados e DF na semana que vem.