Mais Lidas

Bares desrespeitam decreto e seguem abertos após 20h

Em Vista Alegre, Zona Norte do Rio, a reportagem flagrou aglomeração na porta de um dos bares. Mais cedo, Justiça permitiu que estabelecimentos fiquem abertos até 20h. Prefeitura vai recorrer

Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos.
Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos. -
Apesar das medidas de restrições que determinam o fechamento de bares e restaurantes na cidade do Rio após às 20h, em alguma regiões o decreto não foi cumprido. Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos.

Em um dos bares, havia aglomeração, e o distanciamento social não era respeitado. Sem máscara, havia muitos clientes dentro e fora do bar, na calçada.

Em outro bar, apesar do distanciamento entre as mesas ser respeitado, o local funcionava normalmente, ignorando a proibição do decreto que começou a valer nesta sexta-feira (5).

Empresários querem ampliar o funcionamento

A Justiça do Rio determinou, nesta sexta-feira, em decisão liminar, que bares e restaurantes do Rio podem fechar às 20h, e não mais às 17h,como havia decretado a prefeitura nesta quinta-feira. Os empresários lutam para conseguir ampliar o horário para 23h.

O pedido feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional do Rio (Abrasel-RJ) para derrubar o horário imposto pela Prefeitura do Rio que diz que o decreto "afronta os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, afetando a subsistência de seus associados e, por consequência, relevante setor da economia da cidade do Rio de Janeiro".

Neste sábado (6), donos de bares e restaurantes farão uma manifestação, às 18h, na Praça Antero de Quental, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

"Convocamos os quiosqueiros, donos de boates e todos os comerciantes e empresários prejudicados a se juntaram a nós. Não vamos desistir até conseguirmos uma nova decisão", afirmou o empresário Gabriel Fonseca.
Prefeitura vai recorrer da decisão judicial
Após a Justiça determinar que bares e restaurantes poderão fechar às 20h, a Prefeitura do Rio anunciou que vai recorrer para que a medida restritiva de fechamento às 17h volte a vigorar.
"A prefeitura vai recorrer da decisão por entender ser insuficiente o fechamento a partir das 20h. De acordo com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Ordem Pública, o horário das 17h, que consta no decreto, foi estabelecido a partir de orientação técnica para diminuir a circulação de pessoas, evitar aglomeração e garantir o distanciamento social. Somente este ano, das 284 infrações sanitárias, mais de 87% foram realizadas no período noturno, evidenciando este ser o horário com mais pontos de aglomeração e descumprimento das regras por parte da população", diz a nota.
"A Secretaria Municipal de Saúde constatou nesta quinta-feira um aumento de 16% dos casos de atendimento de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave nas unidades de urgência e emergência da cidade, o que reforça a necessidade de maior rigor nas medidas de proteção à vida", finaliza a prefeitura.
Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos. LUCIANO BELFORD/AGÊNCIA O DIA
Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos. LUCIANO BELFORD/AGÊNCIA O DIA