Mais Lidas

Urgência e emergência de covid-19 na rede municipal do Rio registrou aumento de 16% nos atendimentos

Dado foi compartilhado pelo prefeito Eduardo Paes, que reforçou a importância das medidas de restrição

Geral - A prefeitura do Rio anunciou hoje, no COR ( Centro de Operaçoes Rio ), na Cidade Nova, centro do Rio, novas medidas restritivas para a cidade, com a intensao de diminuir o contagio de Covid-19. Na foto, prefeito Eduardo Paes.
Geral - A prefeitura do Rio anunciou hoje, no COR ( Centro de Operaçoes Rio ), na Cidade Nova, centro do Rio, novas medidas restritivas para a cidade, com a intensao de diminuir o contagio de Covid-19. Na foto, prefeito Eduardo Paes. -
Os atendimentos nas redes de urgência e emergência relacionados à covid-19 registraram aumento de 16% na última quinta-feira (4), na rede municipal de Saúde do Rio. O dado foi divulgado pelo prefeito Eduardo Paes, em seu perfil no Twitter, ao ressaltar a importância das medidas de restrição.
Paes compartilhou um gráfico que acompanha esse número de atendimentos diários de urgência e emergência, nas barras em azul, e sua média móvel, na linha vermelha. Os dados disponíveis na imagem mostram uma curva que começou no primeiro dia de abril de 2020. Como destacou o prefeito, a média móvel vinha caindo, mas estacionou e agora engata um crescimento.
“Esse número não tem a ver com internações ou óbitos. Trata-se, no entanto, de uma variável super importante. É para essas unidades que as pessoas se dirigem com os primeiros sintomas. Alguns casos vão ser confirmados, outros não. O que fica claro é um aumento de pessoas na cidade com os sintomas”, destacou Eduardo Paes.
Segundo o prefeito do Rio, a rede municipal “segue com vagas e sem fila de espera”. “É assim que queremos deixar. E esse dado ajuda muito nisso. Quanto menos as pessoas circularem, menos transmissão do vírus. Não é caso de fechar tudo, mas sim de restringir algumas aglomerações”, completou.
As restrições decretadas pela Prefeitura do Rio começaram a valer na sexta-feira (5). Entre elas, a proibição de permanecer em vias públicas das 23h às 5h e também dos quiosques, festas, boates e rodas de samba, por exemplo. Bares e restaurantes estavam previstos para fechar às 17h, mas após decisão da Justiça do Rio, esses estabelecimentos poderão encerrar o atendimento às 20h. 
"Aqui as decisões são tomadas com base em dados. Não no que eu acho ou penso. Claro, que se soma a esse dado o que está acontecendo em outros lugares no Brasil e a circulação de novas variantes”, finalizou o prefeito do Rio.
Geral - A prefeitura do Rio anunciou hoje, no COR ( Centro de Operaçoes Rio ), na Cidade Nova, centro do Rio, novas medidas restritivas para a cidade, com a intensao de diminuir o contagio de Covid-19. Na foto, prefeito Eduardo Paes. Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Atendimentos diários e média móvel na urgência e emergência da covid-19 na rede municipal do Rio Divulgação/Eduardo Paes