Mais Lidas

Família e hospital contestam versão da PM em caso no Morro dos Macacos

Valmir Pereira Cândido foi atingido em confronto no sábado. Montador de andaimes será enterrado nesta segunda-feira

Velório de Valmir Pereira, morto em tiroteio no Morro dos Macacos. Na foto,(esq), a esposa, Valéria Pereira.
Velório de Valmir Pereira, morto em tiroteio no Morro dos Macacos. Na foto,(esq), a esposa, Valéria Pereira. -
Familiares de Valmir Pereira Cândido, de 42 anos, contestam a versão da polícia de que o montador de andaimes estava próximo a traficantes durante o tiroteio no último sábado (6), no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Além de Valmir, outras quatro pessoas morreram. Ele será enterrado na tarde desta segunda-feira (8), no Cemitério do Catumbi.
Vídeos que circulam nas redes mostram policiais recolhendo os corpos na viatura. Um dos moradores chega a gritar que "não tem nem mais espaço no camburão".
Em nota, a Polícia Militar disse que após o confronto, equipes encontraram "cinco suspeitos feridos" na localidade conhecida como Terreirinho. Naquela região há uma boca de fumo que serve de abrigo de traficantes. A família, no entanto, nega que Valmir tenha sido atingido ali. Para eles, a versão da PM dá a entender que ele estaria próximo dos traficantes, mas Valmir estaria num bar ao lado de casa, decidindo com amigos detalhes da nova camisa da torcida organizada 'Fla-Macacos'.
"Meu marido está numa rua, e os bandidos estão na rua de cima. Eu filmei o bar, todo sujo, com os buracos na parede. Não estavam no mesmo lugar. E cinco suspeitos, não. Meu marido era trabalhador", defende Valéria Pereira, esposa de Valmir. "Ele estava numa região chamada B13, que é justamente onde os moradores costumam se reunir para assistir jogos, confraternizar. É um ponto de encontro da torcida", completa.
PM diz que levou cinco feridos, mas Hospital do Andaraí afirma que já chegaram mortos
A versão da Polícia Militar de que encontrou cinco homens feridos também foi refutada por moradores. Vídeos mostram policiais recolhendo os corpos na viatura.
"O meu marido é o primeiro (a ser colocado na viatura). E os outros corpos jogados por cima. Igual bicho. Mas meu marido não era bicho, era trabalhador", afirmou a esposa.
O Hospital Federal do Andaraí, via Ministério da Saúde, afirmou que os cinco homens já chegaram mortos à unidade.
O que diz a PM
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, neste sábado (6) equipe da 5ª UPP/6º BPM-UPP Macacos foi atacada por criminosos armados durante policiamento na localidade conhecida como 'Terreirinho', no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Houve revide, e após cessar o confronto, uma busca foi feita na região e a guarnição localizou cinco suspeitos feridos. Com eles foram arrecadados 01 fuzil, 02 pistolas, 02 granadas, farto material entorpecente, dinheiro em espécie (ainda a ser contabilizado).
Os suspeitos feridos foram socorridos ao Hospital Federal do Andaraí. Policiamento segue reforçado na região.
As circunstâncias dos casos citados envolvendo policiais militares são objeto de inquéritos instaurados pela Delegacia de Homicídios. Paralelamente, como é de praxe, a Corporação instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para avaliar a conduta das equipes envolvidas nas ocorrências".
Velório de Valmir Pereira, morto em tiroteio no Morro dos Macacos. Na foto,(esq), a esposa, Valéria Pereira. Estefan Radovicz
Valmir Pereira Cândido, de 42 anos, morador do Morro dos Macacos REPRODUÇÃO TWITTER