Efeito Lula? Mudança de postura em discurso de Bolsonaro rende memes nas redes sociais

Internautas destacaram o uso de máscaras e o discurso pela compra de vacinas, adotado pelo presidente da República, e questionaram se houve influência de Lula nessa mudança

Internautas questionaram se a mudança de postura de Bolsonaro teria sido por causa do discurso do Lula
Internautas questionaram se a mudança de postura de Bolsonaro teria sido por causa do discurso do Lula -
A mudança repentina de postura de Jair Bolsonaro em relação à pandemia da covid-19 foi assunto para muitos memes nesta quarta-feira (10). Acostumados com um discurso anti-vacina e medidas de prevenção ao coronavírus, os internautas se surpreenderam com o presidente da República usando máscara e reforçando a compra de imunizantes - curiosamente, pouco depois do pronunciamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma imagem, que seria um print de mensagem de Flávio Bolsonaro em grupo no Telegram, serviu para inflamar ainda mais a criatividade nas redes sociais.
Antes mesmo de iniciar seu discurso, o impacto já foi grande: Bolsonaro foi visto usando máscara de proteção contra a Covid-19, assim como os ministros que o acompanhavam, como Eduardo Pazuello, à frente da pasta da Saúde - algo que vinha sendo pouco comum nas aparições anteriores do presidente.
Tão brusca foi a mudança que os internautas começaram a questionar - e alguns até afirmaram - se ela teria sido consequência do discurso do ex-presidente Lula, que defendeu a vacinação e medidas para controlar o avanço da pandemia. A vacinação e a máscara no rosto foram os temas mais comentados.
Mas sobrou até para a Linguagem Não-Binária ou Neutra, que retira as marcas de gêneros e é defendida por integrantes da Comunidade LGBT+, para que a população trans não-binária se sinta representada na língua portuguesa. Confira:
No Twitter, o perfil “Haddad Debochado” citou Lula e compartilhou a foto do atual presidente da República:
O perfil Sensacionalista também entrou na onda e foi além: em tom de sarcasmo, citou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cuja eleição Bolsonaro resistiu em reconhecer publicamente, e brincou sobre política ambiental do presidente, motivo de polêmicas internacionais:
A possível influência do discurso de Lula também foi colocada pelo perfil “JaIrme's Vaccine Race”, que disse que o ex-presidente “operou um milagre”:
Já Lucas Andrade lamentou que essa mudança de postura tenha acontecido depois da morte de “270.000 mil vítimas”:
A foto em questão, inclusive, postada no perfil de Flávio Bolsonaro no Facebook, também teria sido divulgada em um grupo no Telegram, pedindo que fosse viralizada. Nela, Bolsonaro é vista com uma frase, escrita ao lado de seu rosto, que diz: “Nossa arma é a vacina”. O internauta Gabriel Buss também viu influência de Lula nesse ato:
Depois da foto, claro, vieram os memes. Mas o perfil “Nove de Julho” levou a sério e decidiu compartilhar a mesma foto de Bolsonaro, com frases ditas anteriormente pelo presidente da República:
A internauta Manu, porém, não perdeu a chance de brincar. Segundo ela, nesse ritmo, Bolsonaro começará até a falar usando a chamada linguagem neutra ou não-binária:
*Estagiário sob supervisão de Cadu Bruno