Mais Lidas

Cidade do Rio bate recorde de internações por Covid-19 em UTIs

Este é o maior número desde o início da pandemia, quando a população ainda podia contar com os leitos dos hospitais de campanha

UTIs de hospitais públicos da capital nunca estiveram com tantos pacientes internados
UTIs de hospitais públicos da capital nunca estiveram com tantos pacientes internados -
Rio - Nesta quinta-feira, a capital do Rio alcançou o maior número de pacientes internados com covid-19 em hospitais públicos. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, 637 leitos de UTIs estão ocupados, de um total de 776, representando 95% das vagas disponíveis. Este é o maior número desde o início da pandemia, quando a população ainda podia contar com os leitos dos hospitais de campanha. Nas enfermarias, a taxa de ocupação é de 79%.

Outro aumento registrado foi no número de pessoas na fila de espera por um leito de UTI. Na capital e na baixada, há 187 pessoas na fila à espera de um leito. Somente no município do Rio, de acordo com dados do Painel Rio Covid-19, 48 pessoas aguardam por um leito de UTI na rede SUS. Em todo o estado, são 338 pessoas na fila de espera para internação, 276 esperam vaga na UTI e outros 62 pacientes aguardam vaga para um leito na enfermaria. A nível de comparação, no dia 1 de março havia 37 pessoas na fila de espera por um leito, 25 para UTIs e 12 para enfermaria.

Total de internados

Atualmente, a capital do Rio chegou ao número de 1.271 pessoas internadas. Se comparado com os últimos dois dias, o número está aumentando gradativamente. Na terça-feira (16) eram 1.152 pessoas, na quarta-feira houve um aumento de 72 internações, chegando a 1.224.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta quarta-feira, 612.980 casos confirmados e 34.586 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 4.093 novos casos e 141 mortes. Entre os casos confirmados, 569.531 pacientes se recuperaram da doença.
Segundo o painel de dados desenvolvido pela pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 é de 82.9%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 64.1%.

Para conter o aumento de internações por covid-19 no Rio, o prefeito Eduardo Paes não descarta o fechamento completo da cidade e a adoção de barreiras sanitárias. Na sexta-feira (19), a prefeitura vai divulgar um boletim epidemiológico e novas medidas restritivas já poderão ser anunciadas. O próximo fim de semana será fundamental para avaliar, na próxima segunda-feira, se as regras serão endurecidas, inclusive com ampliação de horário da proibição de permanência na rua, a suspensão de cultos e o fechamento de parte do comércio.
Via Twitter, Paes adiantou que "certamente" uma medida que deve ser tomada é a de antecipar feriados de abril para o mês de março: Tiradentes, dia 21, e São Jorge, dia 23. O mês ainda tem a Sexta-Feira Santa, dia 2, e o domingo de Páscoa. A prefeitura ainda decidirá as novas datas.