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Água turva é culpa do cliente, alega a Cedae

Afirmação consta em defesa da empresa apresentada à Justiça

Objetivo é evitar a proliferação de algas responsáveis pela concentração de geosmina, que vem crescendo nos últimos dias
Objetivo é evitar a proliferação de algas responsáveis pela concentração de geosmina, que vem crescendo nos últimos dias -

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) alegou na Justiça que a água turva que sai da torneira em diversos bairros da cidade pode ser culpa dos consumidores. Em documento, a empresa afirma que o problema pode ser causado por canos enferrujados e caixas d'água sujas.

As ações na Justiça com pedidos para que a Cedae garantisse água de qualidade para toda a população se arrastam desde 2015. No mês passado, o Ministério Público e a Defensoria pediram para a Cedae apresentar a relação das ouvidorias relatando falta de água e desconformidade dos padrões de potabilidade, bem como relatório de atendimento destas mesmas ouvidorias, incluindo as informações relacionadas ao tempo de resolução e providências adotadas, no prazo de 48 horas.

Há duas semanas, foi incluído em um dos processos a defesa da companhia. A Cedae reconhece que a água tratada estava com gosto alterado apenas nos dias 27, 28 e 29 de janeiro e disse que não detectou nenhuma anomalia de cheiro nesse período.

Sobre os consumidores que receberam essa água, a empresa diz que, "principalmente, após a divulgação de um provável desconto na conta dos usuários que requisitassem ressarcimento, o número de solicitações de atendimento disparou". Por fim, a Cedae diz em sua defesa que "muitos enxergaram a possibilidade de reclamar de problemas crônicos, não sendo possível uma solução de curto prazo".