Mais Lidas

Cedae antecipa edital de obra que vai solucionar problema de geosmina no Rio

Mesmo após manutenção feita na sexta (19), moradores de diversos bairros continuam convivendo com problemas na oferta de abastecimento e qualidade da água

Sede da Cedae
Sede da Cedae -
Rio - A Cedae antecipou para esta segunda (22) o lançamento do edital da obra de proteção da tomada d’água, que - segundo a companhia - é a solução definitiva para o problema da geosmina no estado. A obra tem como finalidade impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem com as do Rio Guandu, próximo à captação da ETA Guandu.

Na última quinta (18), a companhia publicou uma notícia em seu site informando que a previsão era de que o edital fosse lançado em até 30 dias. Com a antecipação, as obras podem ser iniciadas com mais rapidez.

A companhia também irá realizar a instalação de uma bomba que fará o transporte da água do Rio Guandu diretamente para a lagoa, aumentando a entrada e a renovação na estação. O novo sistema de bombeamento está previsto para ser implantado nos próximos 10 dias.

Tanto a instalação da bomba quanto o lançamento do edital são medidas importantes para diminuir a incidência de geosmina na água.

Após identificar o crescimento da substância na semana anterior, a companhia realizou uma manobra preventiva no Rio Guandu na sexta (19). O objetivo da ação foi renovar a água da lagoa próxima à captação de água. Por conta da ação, algumas regiões do Rio ficaram com o abastecimento comprometido.

Desde a última semana, moradores de diversos bairros do Rio enfrentam problemas com a falta d'água, cor escura, cheiro ruim ou gosto de barro.