Mais Lidas

Cariocas desrespeitam decreto municipal de combate à pandemia na Zona Sul

A permanência nas praias está proibida por decreto da prefeitura em vigor até terça-feira (23)

No posto 9 da praia de Ipanema, Zona sul do Rio de Janeiro, alguns banhistas se arriscavam-se a dar um mergulho, mesmo com a proibição
No posto 9 da praia de Ipanema, Zona sul do Rio de Janeiro, alguns banhistas se arriscavam-se a dar um mergulho, mesmo com a proibição -
Rio - O último dia do decreto municipal que proibe a permanência nas praias do Rio de Janeiro, assim como a realização de atividades físicas e o comércio na orla, foi marcado por descumprimento das ordens. Nesta segunda-feira (22), a equipe de O DIA registrou vários banhistas nas praias da Zona Sul, tanto na areia quanto no mar.
No último fim de semana, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuou em conjunto com a Guarda Municipal para fiscalizar o cumprimento do decreto 48.641, que proíbe a permanência de pessoas na área das praias em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, banho de mar e exercícios de toda e qualquer atividade econômica, inclusive ambulantes.
Foram registradas 1.489 autuações, com 54 estabelecimentos fechados e 185 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes. Além disso, cinco pessoas foram conduzidas para delegacias por desacato, desobediência ou por se recusarem a fornecer documento de identificação aos guardas municipais para aplicação da multa por infração sanitária. 
Prefeitura do Rio e de Niterói anunciam novas medidas restritivas
Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, anunciaram, na tarde desta segunda-feira, que os dois municípios vão adotar restrições mais duras durante o 'superferiadão' de dez dias – que está previsto para acontecer de sexta-feira (26) até o Domingo de Páscoa (4). A decisão acontece com base nas recomendações dos comitês científicos do Rio e de Niterói, que orientaram novas medidas de combate à pandemia da covid-19.
Durante o período dos novos decretos, estarão autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. Bares, lanchonetes e restaurantes só poderão funcionar no esquema drive thru ou entrega. Contudo, a campanha de vacinação contra a doença não será interrompida. Confira:
Não poderão abrir:
. Lojas de comércio não essencial;
. Shoppings;
. Bares, lanchonetes e restaurantes (só podem funcionar no esquema drive thru ou entrega);
. Boates;
. Danceterias;
. Museus;
. Galerias;
. Bibliotecas;
. Academias de ginástica;
. Salões de cabelereiro;
. Clubes;
. Quiosques;
. Parques de diversão;
. Escolas;
. Universidades;
. Creches
Poderão funcionar:
. Supermercado;
. Farmácia;
. Transporte;
. Comércio atacadista;
. Pet shop;
. Lojas de material de construção;
. Locação de carros;
. Serviços funerários;
. Bancos;
. Serviços médicos;
. Mecânicas e loja de autopeça;
. Hotelaria, com serviço de alimentação restrito a hospedes.